AO VIVO
AO VIVO
AO VIVO
Home » Projeto do novo canil gera debates em Torres

Projeto do novo canil gera debates em Torres

por Anderson Weiler
A+A-
Reset

Associação Torrense de Proteção Animal organizou uma abaixo-assinado contra o projeto

O projeto do novo canil municipal, tem gerado debates em Torres. O projeto prevê a construção de uma nova estrutura na área rural da cidade, na localidade do Barro Cortado. A Associação Torrense de Proteção Animal (ATPA) organizou um abaixo-assinado, que já conta com mais de mil assinaturas, se posicionando contra o projeto e solicitando uma audiência pública para debate do mesmo.

Para a Presidente da ATPA, Maria do Carmo Raya Fontan, a distância e o tamanho do novo espaço irá facilitar o abandono de animais, “aqui na nossa região, apenas Torres tem canil e o novo local, por ser em área rural vai facilitar o abandono, porque as pessoas vão vir de outras cidades e vão deixar os animais. A Prefeitura terá que acolher e isso vai gerar um investimento enorme. Queremos um centro de bem estar animal e não um canil, uma sede enxuta e próxima”.

A advogada da causa animal, Renata Fortes, lembra que a organização mundial da saúde, a mais de 30 anos, não orienta o recolhimento de animais, “quem é mais antigo vai lembrar, que alguns anos atrás se tinha a tal carrocinha, onde se recolhiam os animais de rua e no outro dia de matavam os animais, porque não tinha onde coloca-los. Desde 1992 que a organização mundial da saúde não orienta o recolhimento de animais, mas que sejam feitas campanhas de castração permanentes”. Fortes cita ainda a capital catarinense, Florianópolis, como exemplo na causa animal, “aqui em Florianópolis são feitas campanhas de castração animal e assim há o equilíbrio da população”.

A ATPA protocolou um pedido de audiência pública na Câmara Municipal de Torres e aguarda retorno da casa legislativa.

A Secretária de Meio Ambiente e Urbanismo de Torres, Fernanda Brocca, em nota, falou sobre os questionamentos da ATPA, “o Centro de Bem Estar Animal está projetado para ser instalado na localidade do Barro Cortado, a área conta com acesso asfaltado até o portão de entrada. Referente a distância a ser percorrida pelos funcionários, informamos que os mesmos têm direito ao vale-transporte e ainda, considerando a precariedade do local atual, o ganho para os servidores é incomparável. O local contará com vestiários, copa, área de descanso, além de uma estrutura adequada que atende as normas vigentes, com espaços qualificados para os servidores e para os animais”.

Ainda em nota, Brocca citou as ações desenvolvidas ao longo desse ano pela pasta, “a Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo, desenvolve programas contínuos de castração, e somente no ano de 2023 foram beneficiados cerca de 500 animais, além de auxiliar com entrega de ração mais cerca de 900 animais de tutores baixa renda por mês. Não obstante, está sendo desenvolvida a Política de Bem Estar Animal, que visa estabelecer critérios para o controle da população de cães e gatos, através de um programa contínuo de castrações, sobre a guarda responsável desses animais, elencando responsabilidades dos tutores e do poder público a fim de amenizar os problemas causados por animais abandonados e situações de maus-tratos”.

Foto: Divulgação

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.