AO VIVO
AO VIVO
Home » Arroio do Sal comemora 35 anos de emancipação hoje

Arroio do Sal comemora 35 anos de emancipação hoje

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

A história de Arroio do Sal começou muito antes de sua emancipação. Como o próprio hino municipal glorifica: “os que passaram abriram caminho.” Caminhos, esses, que se olharmos bem, há muitas pegadas! São rastros salgados pelo mar e adocicado pelo arroio. Pegadas que contam uma linda história.

Essa narrativa de encher os olhos e aquecer o coração, é comemorada anualmente no dia 25 de Abril. Arroio do Sal se emancipou de Torres em 1988. De lá para cá, muitas conquistas são comemoradas e intensificadas nos últimos anos. Como os próprios moradores e veranistas falam: “É bom demais estar aqui!”

Acompanhando o ritmo de crescimento do litoral gaúcho, o município se destaca pelo programa adotado no início da gestão do prefeito Affonso Flávio Angst (Bolão): Acelera Arroio do Sal. Um projeto de encher os olhos e que caminha para o desenvolvimento de muitas áreas do município, desde a educação a urbanização.

“Estamos preparados para continuar a crescer”, reafirma o prefeito. A cada ano é visível o aumento de pessoas na rua do município, a expectativa é que para o próximo censo haja um aumento significativo para o número de habitantes que a estimativa do último senso aponta para aproximadamente 11 mil habitantes.

DESENVOLVIMENTO

Com o avanço gradativo da população, a estrutura municipal também se adaptou. Além das ruas que recebem pavimentação, segundo o prefeito Bolão, a principal obra de mobilidade urbana está quase concluída: a revitalização da avenida interpaias norte e sul. “São 24km que fazem a ligação de todos os bairros e é por ela que se dá o escoamento dos municípios e de todos os serviços da cidade. E, essa via está quase toda asfaltada e com boa sinalização vertical e horizontal”, destaca.

O desenvolvimento e crescimento se dá por todas as áreas municiais. Bolão destaca que desde que assumiu a Prefeitura de Arroio do Sal, há de se destacar as reformas em todos os postos de saúde, ampliação nas escolas, renovação do parque de máquinas e ampliação da frota de todas as secretarias.

“Administrativamente, aderimos ao processo eletrônico, eliminando o uso excessivo de papeis em todas as repartições públicas. Com isso, o acompanhamento processual se tornou ainda mais dinâmico”, destaca o prefeito Bolão. Um exemplo é no Planejamento onde o tempo de aprovação de projeto reduziu para, aproximadamente, 10 dias. Outros seguimentos como certidão de lançamento de prédio, zoneamento, habite-se e outros, o tempo oscila entre três e cinco dias. O tempo de resposta ao contribuinte também reduziu significativamente.

ARROIO DO SAL PARA TODOS

São mais de 27 km de beira-mar de águas limpas e balneáveis, além de um comércio diversificado, gastronomia de qualidade e incrível rede hoteleira. São características de um povo hospitaleiro e que se preocupa com os veranistas. Há de se destacar também o incentivo a agricultura familiar que hoje movimenta a renda de muitas famílias de pequenos agricultores.

Para quem se permite viver, há muito encanto e atrações para o ano todo. Em Janeiro há atividades beira-mar, Fevereiro tem Carnaval, Abril há Feira do Livro, na sequência tem o tradicional Rodeio, após, em Julho, tem a querida e movimentada Festa do Pescador e ao longo do ano tem circuitos esportivos (desde a Taça da Emancipação a campeonatos de Futebol, vôlei, pingue pongue, futsal, futevôlei, surf e atletismo). Ciclo que se repete ano após ano!

Foto: Alpha Produções

Fonte: Ascom PMAS

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.