AO VIVO
AO VIVO
AO VIVO
Home » Içara e Sombrio, no Sul Catarinense, receberam o Dia do Grafite sobre Diversidade e Inclusão

Içara e Sombrio, no Sul Catarinense, receberam o Dia do Grafite sobre Diversidade e Inclusão

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

A edição do Dia do Grafite em Içara e Sombrio aconteceu nos dias 27 e 28 de abril, respectivamente, na EMEF Quintino Rizzieri, em Içara, e na Casa de Cultura, em Sombrio. A intervenção artística e educacional reuniu 41 jovens das instituições beneficiadas e participantes do Comunidades Criativas.

A garotada contou com a monitoria de Ricardo Herok, grafiteiro profissional da cidade, e juntos presentearam os muros das instituições com uma arte única. Por meio da arte do grafite, puderam expressar seu entendimento sobre Diversidade e Inclusão, tema central do Comunidades Criativas que percorre 22 instituições sociais em 21 cidades brasileiras.

O grafite coletivo teve inspiração nos desenhos dos jovens das próprias instituições, vencedores da etapa de votação pela internet onde concorreram 21 finalistas. Em içara o desenho vencedor foi da jovem Erika Taina de Almeida, aluna da EMEF Quintino Rizzieri, e em Sombrio a o desenho vencedor foi do jovem Samuel Valencio, atendido pela Casa de Cultura de Sombrio.

Sobre o projeto Comunidades Criativas

O Comunidades Criativas é uma realização da Flamingo Comunicação, produção da Horizonte Educação e Comunicação e apoio do Instituto CCR e suas concessionárias locais por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Em Içara e Sombrio, o apoio local é da CCR ViaCosteira.

A iniciativa é um projeto cultural com interface educacional que utiliza o grafite como meio de expressão para que as comunidades envolvidas reflitam sobre a Diversidade e a Inclusão. Com esta missão, o projeto percorre 22 instituições de 21 cidades brasileiras. A iniciativa é exclusivamente dirigida ao interesse público, já que os participantes são obrigatoriamente pessoas atendidas por associações ou entidades com fins sociais dos mais diversos perfis e abrangências.

O projeto tem cinco etapas cronológicas: Oficinas de orientação: encontros presenciais ou virtuais sobre o tema Diversidade e Inclusão, onde são discutidas questões de cidadania e, por exemplo, a diferença entre pichação e grafite. Produção das ilustrações: os participantes são desafiados a representarem a sua visão sobre o tema por meio de ilustrações. Seleção e Voto Popular: as ilustrações passam por uma triagem da organização do projeto e as finalistas seguem para votação popular online. Além dos participantes, familiares e a comunidade poderão votar e interagir nas mídias sociais.

Fonte: Ascom CCR Via Costeira

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.