O projeto Fábrica de Gaiteiros de Morrinhos do Sul realizou uma comemoração especial nesta terça-feira, 02 de maio, na sede da Secretaria de Educação, o evento marcou o Dia Mundial do Acordeon, celebrado em 6 de maio, e reuniu os alunos e familiares que participam da iniciativa.
Na ocasião, foi apresentado um vídeo contando a história do projeto idealizado pelo músico Renato Borghetti e como ele chegou na cidade. Também foram mostradas as apresentações realizadas pelo grupo em diversos eventos regionais e nacionais, como o Natal Recanto dos Canyons, o show artístico de Renato Borghetti em São José dos Ausentes, o 1° Festival Internacional da Gaita em Barra do Ribeiro e o Natal de 2022 em Morrinhos do Sul ao lado do próprio Borghetti.
Após a exibição do vídeo, os talentosos gaiteiros presentearam a plateia com uma seleção de músicas, tendo a companhia do professor responsável pelo projeto, Evandro Cardoso (Manchinha). O repertório incluiu uma variedade de clássicos da música regional gaúcha, que cativaram a audiência.
Em Morrinhos do Sul, a Fábrica de Gaiteiros chegou no ano de 2021 através de uma parceria entre a prefeitura e o Instituto Renato Borghetti de Cultura e Música. O projeto atende atualmente 20 alunos de 7 a 15 anos com aulas gratuitas de gaita de oito baixos, estimulando a inclusão social e a descoberta de talentos da autêntica cultura gaúcha.
O prefeito de Morrinhos do Sul, Marcos Venicios da Silveira, a vice-prefeita, Leoni Felicidade, a secretária de Educação, Cristiani Hendler, o presidente da Câmara de Vereadores, Osni Jacob Hendler, a vereadora Vera Borges e o vereador Dirlene Luiz Magnus Schwanck, estiveram presentes na comemoração e elogiaram o trabalho desenvolvido pelo projeto. Eles destacaram a importância da Fábrica de Gaiteiros para a valorização da cultura local e a formação musical dos jovens.
Fonte: Ascom PMS
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.