Depois do caso do rompimento dos cabos que sustentavam a ponte pênsil que ligava os estados de SC e RS, entre Passo de Torres e Torres, que vitimou um jovem e deixou feridas outras 16 pessoas, o Ministério Público do RS, por meio do promotor de justiça de Torres, Márcio Roberto de Carvalho, solicitou que a segunda via de ligação entre os municípios também fosse inspecionada, a ponte de concreto.
De acordo com o promotor Márcio, na última semana decidiu instaurar inquérito civil na Promotoria de Justiça de Torres, a partir de reclamação proveniente da Câmara Municipal de Vereadores de Torres, por meio do vereador Jacó Miguel Zeferino, pedindo uma inspeção da atual condição da estrutura da ponte de concreto. Segundo o promotor, em um primeiro momento, a iniciativa tem caráter preventivo, visto que o local está apresentando sinais visíveis de deterioração de alguns componentes.
“Queremos apurar exatamente qual a situação da ponte atualmente, porque há relato de que a ponte vem sofrendo com excesso de cargas, com trânsito muito acima do previsto e projetado”, explica o promotor Márcio.
A Promotoria de Justiça de Torres também solicitou aos municípios de Passo de Torres e Torres informações sobre a manutenção realizada na estrutura e o projeto original da ponte que está sob responsabilidade do município de Passo de Torres. Segundo o promotor Márcio, não há prazo estimado para a realização da perícia no local, assim que obter o resultado técnico dará os encaminhamentos necessários.
Em contato com as assessorias de comunicação das prefeituras, Torres manifestou preocupação com a ponte de concreto. Já a Prefeitura de Passo de Torres não respondeu pedido de informação da Rádio Maristela até o final da matéria.
Conforme recente matéria divulgada pela Rádio Maristela, os principais fatores que levaram ao acidente da ponte pênsil foram corrosão e falta de manutenção adequada, é prudente, segundo o promotor de justiça, realizar uma perícia técnica para se ter clareza da atual condição da ponte de concreto, que igualmente sofre interferência da maresia, da água, do trânsito contínuo e do tempo.
O projeto
A ponte de concreto sobre o Rio Mampituba, unindo Passo de Torres e Torres, foi inaugurada em 13 de abril de 2007. A obra foi executada pela prefeitura de Passo de Torres, com um investimento de R$ 2,4 milhões, e o Governo de Santa Catarina repassou R$ 600 mil para pavimentação asfáltica, drenagem pluvial e colocação de meio fio de concreto armado nos acessos a ponte, de 118 metros de extensão e 11 metros de largura, com capacidade para até 10 toneladas A ponte de concreto apresenta uma arquitetura peculiar, com arco elevado para permitir a navegação.
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.