AO VIVO
AO VIVO
AO VIVO
Home » Passo de Torres: Lagoa da Tapera segue tomada por vegetação aquática

Passo de Torres: Lagoa da Tapera segue tomada por vegetação aquática

por Melissa Maciel
A+A-
Reset
A Lagoa está tomada por vegetação aquática desde meados de 2022, causando prejuízos para a economia local.

A Lagoa da Tapera, um dos principais pontos turísticos de Passo de Torres, foi notícia na Rádio Maristela em fevereiro deste ano, sobre o caso da proliferação de uma vegetação aquática chamada Salvinia, que cobriu totalmente o espelho d’água de toda a sua extensão.

Na época, a Central de Jornalismo da emissora em contato com o Governo do Município de Passo de Torres recebeu a informação de que se tratava de um desequilíbrio ambiental e que a Prefeitura havia realizado limpeza da Lagoa no início da última temporada de verão, porém a proliferação foi tão agressiva que nada conseguiu conter o fechamento do espelho d’água ainda no início de janeiro de 2023. A Secretaria de Meio Ambiente informou ainda que uma empresa especializada estaria sendo contratada por meio de licitação para a limpeza definitiva do local.

De lá para cá, já se passaram três meses e a Lagoa da Tapera segue tomada pela vegetação aquática. O local que já foi no passado uma área de lazer, de banho e para a prática de stand up paddle, pedalinhos, uso de jet sky, pescaria, além de área para caminhadas e ecoturismo, contribuindo fortemente para o desenvolvimento da região e economia da população local, está com risco de não estar limpa para a próxima temporada de verão.

Em resposta à reportagem da Maristela, a assessoria de comunicação da Prefeitura informou que o Município buscou orçamentos com prestadores de serviço de limpeza em lagoas e rios, contudo os orçamentos teriam ficado muito altos, impedindo o encaminhamento de licitação. O valor da limpeza da Lagoa seria em torno de R$ 150 mil.

Agora, a alternativa em andamento é a busca de recursos em parceria público-privada, se utilizando de empresas financiadoras da obra. Porém, para isso foi necessário a elaboração de um Projeto de Lei, já encaminhado para a Câmara Municipal de Vereadores para votação.

O tema também já foi discutido no plenário da Câmara Municipal no final de 2022, sob as críticas de que a Prefeitura Municipal estava sendo ineficiente em relação a limpeza da Lagoa da Tapera. Agora a expectativa do Executivo é de que os vereadores aprovem o Projeto de Lei a tempo de levantar recursos para contrato de empresa que fará a limpeza antes do início da temporada de verão 2023/2024.

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.