No próximo domingo, 21, a Igreja Católica em todo o mundo celebra o 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais (57DMCS). A Igreja Católica no Brasil promove a Semana da Comunicação 2023, com atividades no âmbito nacional on-line nos dias 16 e 18 de maio – consulte a programação AQUI, que podem ser acompanhadas pela página da CNBB no Youtube ou do Facebook da Diocese de Osório.
Programação nacional (Youtube da CNBB):
– 16 de maio, a partir das 20h: momento oracional e lançamento do Diretório de Comunicação atualizado;
– 18 de maio, a partir das 20h: roda de conversa sobre a comunicação no magistério do Papa Francisco. A noite também marca lançamento do livro Comunicar para humanizar – A comunicação a partir do Papa Francisco;
– 21 de maio, às 8h: Missa pelos comunicadores.
No âmbito diocesano, no próximo domingo, 21, todas as equipes paroquias da Pascom estão motivadas a se juntarem às equipes de liturgias para celebrar a data que acontece com a Solenidade da Ascensão do Senhor, utilizando dicas e orientações do subsídio ofertado pela Pascom Brasil.
E no dia 3 de junho, de forma presencial, a Diocese de Osório, por meio da Comissão Diocesana da Pascom, realiza a Roda de Conversa sobre Comunicação com o bispo da Diocese, dom Jaime Pedro Kohl, no salão paroquial da Paróquia São Pedro, em Terra de Areia, das 8h30min às 11h.
Neste ano, a mensagem divulgada pelo Papa Francisco em 24 de janeiro tem como tema “Falar com o coração. ‘Testemunhando a verdade no amor’ (cf. Ef 4,15)”.
A Mensagem pelo 57DMCS
A Mensagem do Papa Francisco para o 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais segue a sistematização das ações verbais apresentadas nos anos de 2021 “ir e ver” e 2022 “escutar”. Neste ano o Pontífice nos propõe “Falar com o coração: testemunhando a verdade no amor”, pois cordialmente fomos inspirados a ir, ver e escutar e, agora, somos convidados ao diálogo para uma comunicação cordial e fraterna.
Falar com a voz do coração, sem medo de proclamar a verdade, nos impele a realizar um processo comunicacional que olha com compaixão para o irmão, reconhecendo as fragilidades mútuas, a fim de discernir eticamente a informação propagada.
O tema deste ano leva-nos a refletir que COMUNICAR é testemunhar a VERDADE no amor e por amor. “Falar com o coração” corrobora para efetivação do encontro comunicativo, com a finalidade de evidenciar a veracidade das informações, evitando dessa forma, a construção de cadeias midiáticas tão propensas a desinformação e inverdades.
>> Confira a Mensagem na íntegra, AQUI.
Instituição do Dia Mundial das Comunicações Sociais
O Dia Mundial das Comunicações Sociais foi instituído pelo Decreto Inter Mirifica, do Concílio Vaticano II, em seu número 18: “Para reforçar o variado apostolado da Igreja por intermédio dos meios de comunicação social celebre-se anualmente, nas dioceses do mundo inteiro, um dia dedicado a ensinar aos fiéis seus deveres no que diz respeito aos meios de comunicação, a se orar pela causa e a recolher fundos para as iniciativas da Igreja nesse setor, segundo as necessidades do mundo católico”. Em 7 de maio de 1967, domingo da Ascensão do Senhor, celebrou-se pela primeira vez, no mundo inteiro, o dia Mundial das Comunicações Sociais, marcando a data em que seria celebrado a cada ano.
Fonte: ASCOM da Diocese de Osório e informações da Pascom Brasil.
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.