Moradora da Praia da Cal relata momentos complicados
A moradora de Torres, Sandra Maria Pinto teve febre alta, dor no corpo, dificuldade de respirar, tontura cansaço, entre outros sintomas. O diagnóstico: dengue. Esses são alguns dos sintomas comuns em pessoas infectadas pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
Em entrevista a Rádio Maristela, Sandra relata o que passou enquanto estava infectada, “tive sintomas horríveis, dores nas costas, lombar, dificultando a respiração, dores nas juntas, dores fortes abdominais, dores na cabeça, nuca, principalmente no lado direito, muito forte, dor no globo ocular direito, dificultando mexer o olho, tontura, cansaço, febre oscilando entre 38 e 40 graus, diarreia, vômito, falta de apetite, boca seca, coceira nas mãos e infecção urinária”.
Ela ainda destaca que sempre recebeu a equipe da vigilância em sua residência e salienta a importância do trabalho, “nunca deixei de abrir meu portão para a vigilância sanitária, sempre procurando obedecer as orientações, procuro ter hábitos de cuidados diários, mas infelizmente minha mãe idosa e eu fomos picadas, mosquito voa”.
O município de Torres tem quatro casos confirmados da doença. Dois são moradores que se infectaram na cidade, uma se infectou fora e outra estava visitando parentes em Torres.
O Enfermeiro da Vigilância Epidemiológica de Torres, Renan Emerim, alerta para transmissão e o cuidado que cada um deve ter, “o município está infestado pelo mosquito transmissor da Dengue, possuímos também pessoas infectadas pelo vírus, ou seja, temos um grande potencial para que a doença se espalhe para outros moradores, a única maneira de diminuir a chance de transmissão é eliminando os focos de mosquitos e usando repelente durante o dia inteiro. Se cada um de nós fizer a sua parte, podemos evitar que outras pessoas passem pelo mesmo que a paciente relatou”.
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.