Sustentações serão reforçadas para evitar novos acidentes
Após a confirmação dos recursos para construção da nova ponte pênsil, anunciado pelo Governo de Santa Catarina na última sexta-feira, 15, a Prefeitura de Passo de Torres confirmou que o formato da nova travessia será no mesmo formato da antiga.
O Prefeito do município, Valmir Rodrigues, confirmou que a ponte terá o mesmo formato da ponte que existia na cidade há cerca de 59 anos e que acabou caindo em fevereiro de 2023.
“Conseguimos a liberação por parte do estado e o valor que precisávamos para construir essa nova ponte. Vai ser de suma importância ter esse acesso novamente para nossa comunidade e estamos trabalhando para que isso aconteça o mais breve possível,” afirma o prefeito.
O caminho até o início das obras passa pela aprovação do projeto por parte do governo do estado, para que na sequência se possa ser licitada e se conheça a empresa que reconstruirá o caminho dos munícipes de Passo de Torres até Torres e vice versa.
“Agora vamos aguardar que o governo aprove o nosso projeto o quanto antes, mas isso pode demorar uma semana, um mês, agora sai um pouco das nossas mãos. Mas vamos confiar que a aprovação sai o quanto antes para que possamos licitar e iniciarmos as obras”, disse Rodrigues.
O prefeito ainda salientou o seu desejo de ver a obra pronta até o próximo verão, mas não depende apenas da prefeitura.
A nova ponte deve manter a principal característica da anterior: balançar, conforme os movimentos de quem a atravessa. Em 19 de abril a Rádio Maristela esteve no local conversando com Dione Oliveira Machado, que há época era gerente de um estabelecimento comercial, que ressaltou o desejo dos comerciantes em que a nova ponte seguisse o formato da antiga. Segundo ela, a ponte pênsil atrai os turistas exatamente pela sua principal característica.
A primeira ponte pênsil foi construída em 1964. Em 1985, passou por uma renovação e ganhou a estrutura vigente até o acidente em fevereiro desse ano, feita com madeira e sustentada por cabos de aço. Em 2014, os municípios de Passo de Torres/SC e Torres/RS se uniram para tornar a travessia mais segura, após sua interdição.
Confira detalhes do projeto:
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.