A proposta de dar maior visibilidade as pautas do Litoral Norte, a partir da proposição do deputado estadual Luciano Silveira (MDB), foi lançada na tarde de segunda-feira, 22/05, na Assembleia Legislativa, na capital gaúcha, a Frente Parlamentar em Defesa do Desenvolvimento do Litoral Norte.
Na presença de deputados estaduais, prefeitos da região e lideranças políticas e comunitárias, o propositor da Frente Parlamentar afirmou que o Litoral Norte é a região que mais cresce em população no Estado e esse crescimento deve ser acompanhado em todas as áreas.
“Precisamos discutir projetos para definir qual Litoral Norte queremos nos próximos anos. O que a Frente quer propor é uma discussão de uma região da inovação. O que fazer na metade Sul do Litoral Norte, entre Tramandaí e Mostardas? O que fazer na encosta da BR 101, entre Osório e Mampituba? E nos outros locais, temos que discutir o saneamento básico, o novo plano ambiental, a educação e o envolvimento das universidades neste processo, a saúde de qualidade e para isto vamos envolver e percorrer os 23 municípios, explicou o deputado Luciano.
Representando a Associação dos Municípios do Litoral Norte, o prefeito de Maquiné, João Marcos Bassani dos Santos, afirmou em seu pronunciamento disse ter certeza que a Frente Parlamentar com prefeituras, entidades e comunidades fará um trabalho de extrema importância e que um dos principais desafios é vencer a sazonalidade dos serviços e recursos em vista do desenvolvimento da região.
O vice-governador do RS, Gabriel Souza, participando do ato de instalação da Frente Parlamentar destacou importantes reinvindicações que deverão ser tratadas na esfera da Frente Parlamenta, como a falta de vagas em escolas, hospital regional e o saneamento básico nas cidades litorâneas.
“A região do Litoral Norte é inegavelmente peculiar, principalmente na questão do aumento populacional. E este crescimento pressupõe uma série de medidas que o poder público deve fornecer de forma articulada entre as esferas de governo, afirmou o vice-governador.
Durante a cerimônia um vídeo foi apresentado aos presentes, destacando que o Litoral Norte foi a região do RS que mais cresceu nos últimos 40 anos; a população que em 2010 era de 250 mil habitantes dobrou em 2023, chegando a cerca de 500 mil habitantes; negociação de imóveis residenciais foi 10x maior durante a pandemia; oferta de condomínio residenciais cresceu 38%; a região atrai 2,5 milhões de pessoas entre dezembro e março; 2500 alunos estavam terminando o ensino médio em 2022; a Economia/PIB da região concentra 77% em Serviços (30% em administração pública, 20% em setor imobiliário, 14% em indústria e 9% em setor primário); a arrecadação de ICMS na baixa temporada cresceu 30%.
Dados que indicam que o Litoral Norte possui pautas relevantes e que devem ser prioridade na Frente Parlamentar criada para impulsionar a região. A Frente Parlamentar em Defesa do Desenvolvimento do Litoral Norte contará com um cronograma de reuniões para o longo do ano, abordando temas importantes para o desenvolvimento da região.
Confira a cerimônia transmitida pela TV Assembleia:
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.