Pessoas com mais de 60 anos tem inúmeros direitos
Conforme a Lei Federal nº 10.741 de 1 de outubro de 2003, toda pessoa com 60 anos ou mais é considerada idosa. Essa mesma lei, sustenta que é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do poder público assegurar ao idoso a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.
Os idosos, através da mesma lei, tem direito a uma série de benefícios, muitas vezes desconhecidos até pelas famílias. Descontos ou até mesmo isenção no transporte público municipal ou até mesmo intermunicipal, em entradas de espetáculos, partidas de futebol, entre outros eventos. Além de vaga exclusiva para estacionar o seu veículo em via pública, entre outros benefícios. Para ter acesso a esses direitos é necessário ter a Carteira do Idoso.
A Carteira da Pessoa Idosa é uma das formas de comprovação de renda para poder usar o transporte interestadual gratuito, por lei são duas vagas por veículo, ou para ter o desconto de 50% no preço da passagem. Para ter o direito, a pessoa precisa comprovar que tem idade igual ou superior a 60 anos, renda igual ou inferior a dois salários-mínimos e inscrição no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal. Esse direito está previsto no Art. 40 do Estatuto do Idoso.
Em Torres, os idosos ou familiares podem se dirigir diretamente no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade, localizado na rua Pedro Cincinato Borges, 343, centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h 30min, das 13h às 17h 30min.
Também são reservadas duas vagas por veículo com desconto de 40% em passagens intermunicipais para aposentados e pensionistas com idade igual ou superior a 65 anos e com renda bruta de até 3 salários mínimos. Essa carteirinha é emitida pela FETAPERGS e entidades filiadas no interior do estado.
O CRAS de Torres auxilia na confecção desse documento, recebendo os documentos e encaminhando para a entidade em Porto Alegre. A documentação necessária para solicitar ou renovar essa carteirinha: Carteira de Identidade e CPF; Demonstrativo de Crédito do Benefício INSS (DCB) ou Contracheque no caso de aposentado ou pensionista do IPE, Estado ou Prefeitura (Não é aceito extrato bancário); Taxa de R$ 25,00 (somente em dinheiro) e uma foto. O documento tem validade de dois anos.
Segundos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 14,7% das pessoas que residem no Brasil são idosas, o que representa pouco mais de 30 milhões de pessoas.
Para a Assistente Social do CRAS de Torres, Juciani Pereira, saber o valor da pessoa idosa faz da sociedade um ambiente melhor de convívio entre todos.
“Quando reconhecemos o valor das pessoas mais velhas e lhes damos as oportunidades que merecem, estamos construindo uma sociedade mais justa e igualitária” destaca Pereira.
Foto: Divulgação
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.