A ONG Educamar de Araranguá, no Sul Catarinense, emitiu comunicado em razão da emergência zoossanitária declarada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em todo o território nacional, decorrente dos crescentes casos de infecções de H5N1, a gripe aviária, em aves silvestres no litoral brasileiro e dos riscos à saúde pública e à economia.
De acordo com a Nota, a ONG Educamar, que realiza resgate de animais marinhos, estará, provisoriamente, deixando de recolher quaisquer aves marinhas e terrestres.
Segundo a entidade, “embora seja difícil deixar de atender às aves feridas e/ou adoentadas que surjam no litoral, a recomendação é mais indicada no momento. O risco de trazer a gripe aviária para centros de tratamento é real.”. A cada semana, conforme novas orientações, poderá ser reavaliada a situação, podendo alterar ou não o posicionamento da ONG.
Ainda, recomenda-se à população, ao avistar aves marinhas com sinais de ferimento, doentes ou encalhadas, jamais se aproxime delas. Avise imediatamente à CIDASC ou a instituição Educamar pelos contatos: 0800-643-9300 ou (48) 999845665.
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.