O Município de Torres emitiu um alerta à população para cuidados e orientações de como proceder em relação a Influenza (gripe) Aviária. No comunicado, é esclarecido que a gripe aviária é gerada por um vírus, o H5N1, e que se trata de uma doença altamente transmissível e letal que atinge aves e mamíferos.
Para os humanos o índice de contágio é baixo, mas é necessário cuidados para evitar a propagação do vírus. Os animais atingidos pelo vírus encontrados vivos apresentam em geral os seguintes sintomas: dificuldade respiratória, secreção nasal e ocular, espirros, incoordenação motora, torcicolo, diarreia, ou alta mortalidade em aves domésticas ou silvestres.
Em entrevista para a Rádio Maristela na manhã de hoje, a Fiscal Estadual Agropecuária, da Inspetoria de Torres, a médica veterinária Luciana Cunha, orientou que caso alguém encontre animais silvestres, marinhos ou domésticos vivos com os sintomas ou mortos em grande quantidade acione imediatamente a inspetoria de defesa agropecuária de Torres no telefone 51 3664-2394. Não toque nos animais e se possível isole a área.
Confira a íntegra da entrevista no vídeo:
Com informações da Ascom PMT.
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.