Com o objetivo de colocar em evidência o tema da segurança no trânsito e mobilizar a sociedade e órgãos de governos, como a Coordenadoria Municipal de Trânsito, o Centro de Formação de Condutores e as forças de segurança pública (Brigada Militar, Polícia Rodoviária Estadual e Polícia Rodoviária Federal) de Torres, foram realizadas ações pela “Campanha Maio Amarelo: no trânsito, escolha a vida”.
De acordo com o coordenador municipal de Trânsito de Torres, Marcelo dos Santos da Silva, a ação visou a conscientização e promoção de amplo debate das responsabilidades no trânsito e a avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários.
“A escolha de ações em diversos pontos da cidade teve como intenção de colocar a necessidade da sociedade, tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e, consequentemente, acionar cada cidadão a adotar comportamentos mais seguros e responsáveis, tendo como premissa a preservação da sua própria vida e a dos demais cidadãos”, explica Marcelo.
Destacam-se dentre as ações realizadas, a do 11/05, quando uma entrevista foi realizada na Rádio Maristela, com debate e informações sobre o assunto.
No dia 21/05, durante as festividades de aniversário do Município, foi montado um espaço lúdico com a mini pista de trânsito para crianças acompanhadas de seus pais, a distribuição de jogos interativos e panfletos com regras de trânsito.
E para encerrar a Campanha, no dia 30/05, nas imediações do Parque de Balonismo, foi realizada uma blitz educativa com distribuição de manual de viagem segura, contando com o personagem da Morte trazendo mensagens da importância de não usar o telefone celular ao volante e da importância do uso de cinto de segurança.
O coordenador municipal de Trânsito afirma que a Campanha sempre busca a participação e envolvimento de todos aqueles que são comprometidos com o bem-estar social, com a educação e com a segurança no trânsito.
“Essa é a razão pela qual reunimos todos os órgãos de segurança de Torres entorno dessa bandeira, fazer do mês de MAIO o início da mudança e fazer do AMARELO, a cor “de preferência a vida”, afirma Marcelo.
O Movimento Maio Amarelo surgiu com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.