AO VIVO
AO VIVO
AO VIVO
Home » Urubus sobrevoando túmulos do Cemitério Municipal do Campo Bonito intrigam visitantes

Urubus sobrevoando túmulos do Cemitério Municipal do Campo Bonito intrigam visitantes

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

A pedido de ouvinte da Rádio Maristela, a Central de Jornalismo da emissora esteve no Cemitério do Campo Bonito na última quarta-feira, 31/05, para averiguar denúncia de suposto túmulo aberto. Ao chegar no local, a Reportagem se deparou com uma cena intrigante, conforme fotos, um bando de Urubus sobrevoando túmulos.

Em apuração junto à secretaria de Administração e Atendimento ao Cidadão de Torres, uma equipe da Prefeitura Municipal se deslocou até o local e verificou que se tratava de uma galinha morta, atraindo assim os Urubus para o cemitério.

De acordo com o secretário da pasta, Maik Schardosim Scheffer, a ave doméstica teria sido depositada sobre um túmulo como uma oferenda de uma casa de religião de matriz africana, o que não é permitido, conforme regramento vigente que destina um espaço afro para oferendas.

Logo após a constatação junto à Prefeitura, três representantes de casas de religião de Torres procuram a Rádio Maristela, manifestando total repúdio pelo comportamento de algum membro de religião de matriz africana em não usar o local junto ao cemitério destinado para as oferendas dos rituais religiosos.

Os dirigentes religiosos que procuraram a Rádio Maristela na tarde de quarta-feira demonstrando descontentamento com o fato foi a Mãe Cristina de Oyá do Ilê de Oyá Funiqué, a Mãe Marlei de Oxum do Reino de Oxum e Pai Marcone de Oxalá Jobokun do Ilê africano de Oxalá e Oxum.

Dois deles estarão em entrevista no programa Revista Maristela, na próxima segunda-feira, 05/06, às 9h20min, a Mãe Cristina de Oyá e o Pai Marcone de Oxala Jobokun, falando sobre o regramento para uso de espaço para a realização de rituais religiosos.

O espaço destinado para as oferendas junto ao Cemitério Municipal do Campo Bonito foi uma conquista dos praticantes da umbanda e do candomblé. A regulamentação atual busca, inclusive, a reformulação das práticas rituais a partir da conscientização e educação ambiental que visam a compatibilizar a preservação do espaço cemiterial com o uso religioso.

Como realizar oferendas no Cemitério Municipal Campo Bonito:

– Agende na administração do cemitério ou através de e-mail ([email protected]) os dias que realizará o ritual e horário;

– As oferendas devem ser realizadas no espaço do cemitério destinado as religiões de matriz africana;

– Os alimentos cozidos devem ser consumidos ou enterrados após o tempo mínimo de exposição. O que sobra pode e deve ser enterrado ou encaminhado para a compostagem, para produção de adubo orgânico. Isso é uma prática utilizada inclusive na África, berço das religiões de matriz africana.

– Consulte a autoridade religiosa do seu terreiro sobre o tempo mínimo de permanência de exposição.

– Recolha sempre todos os resíduos de suas oferendas religiosas do meio ambiente.

Conheça a íntegra da Regulamentação, AQUI!

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.