AO VIVO
AO VIVO
Home » Prefeitura de Arroio do Sal chama atenção e convida comunidade para se vacinar contra a gripe

Prefeitura de Arroio do Sal chama atenção e convida comunidade para se vacinar contra a gripe

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

O prefeito de Arroio do Sal, Affonso Flavio Angst (Bolão), se reuniu na tarde desta sexta-feira, dia 9, com o secretário da Saúde, Diego Feldmann, o secretário da Educação, Diego Dias, e a enfermeira responsável pelas vacinas no município, Marciele dos Santos. A preocupação com o baixo índice de procura pela vacinação contra a Influenza H1N1 (gripe) e o aumento no número de casos de pessoas gripadas em Arroio do Sal, motivou o encontro.

“A situação está cada vez mais preocupante! Há muitas pessoas indo ao pronto atendimento, as emergências dos hospitais estão superlotadas e as pessoas não estão se vacinando”, observa o prefeito.

A Prefeitura de Arroio do Sal, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, informa que a campanha de vacinação contra a Influenza H1N1 (gripe) seguirá no município. A imunização está disponível para toda a população acima de seis meses de idade, em todas as Estratégias de Saúde da Família (ESF). A vacina evita casos graves e óbitos em consequência da doença, além da superlotação nos serviços de saúde.

A maior preocupação da Secretaria de Saúde é com os grupos considerados de risco, como idosos, gestantes e crianças. O município alcançou 3.558 aplicações. Entre as crianças de seis meses a menores de cinco anos a cobertura é de 25,86%; gestantes 48,91%, idosos 94,16%, professores 50,45%, puérperas 33,33%, trabalhadores da área da saúde 59,01% e pessoas com comorbidades é de 47,61%.

Embora no ranking estadual, o fato de Arroio do Sal estar entre os que mais vacinaram a população alvo, o número de casos de gripe tem aumentado na cidade e região. Por isso, o prefeito Flavio reforça a importância de manter a vacinação em dia pois “ela é a melhor forma de evitar doenças e infecções, até mesmo de evitar internações.”

“Estamos realizando ações para chamar atenção da comunidade para fazer a vacinação, inclusive realizamos o Dia D, mas precisamos da conscientização e da adesão dos moradores”, alerta o secretária da Saúde, Diego Feldmann. O secretário da Educação, Diego Dias, se colocou à disposição para intensificar a conscientização na rede escolar, entre os professores e comunidade escolar, com pais e alunos.

Até relatório divulgado na manhã desta sexta-feira, dia 9, pelo Governo do Estado, já foram registrados 526 casos de pessoas que precisaram se hospitalizar por um quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave.

Para receber o imunizante, Marciele orienta que a pessoa apresente a Carteira de Vacinação e um documento oficial com foto. As Estratégias de Saúde da Família (ESF), funcionam de segunda a sexta-feira, exceto nos feriados:

– Segunda: 8h às 12h e das 13h às 16h

– Terça a sexta: 8h às 12h e das 13h às 17h

Fonte: Ascom PMAS

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.