AO VIVO
AO VIVO
Home » Doar sangue, uma decisão que salva vidas: Hospital de Torres realizará ação para coleta de sangue no dia 30 de junho

Doar sangue, uma decisão que salva vidas: Hospital de Torres realizará ação para coleta de sangue no dia 30 de junho

por Melissa Maciel
A+A-
Reset
Ação do HNSN levará interessados para doar sangue em Tramandaí no dia 30 de junho.

Nesta quarta-feira, 14 de junho, é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue, uma data criada pela Assembleia Mundial da Saúde para agradecer aos doadores e reforçar a importância da doação de sangue como um ato de solidariedade que salva vidas.

Em entrevista para a Rádio Maristela nesta terça-feira, 13/06, a enfermeira do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, em Torres, Vanessa Burin, destacou a importância de doar não só para parentes. Que se tenha a consciência de doar para salvar vidas, independente para quem for.

O Hospital de Torres está organizando uma ação alusiva ao Dia Mundial do Doador de Sangue, no dia 30 de junho, sexta-feira, que pretende incentivar a doação por meio do transporte gratuito de doadores até o Hemocentro em Porto Alegre.

A saída do transporte está prevista para às 6h30min da manhã, de frente da Recepção SUS do Hospital de Torres. Para participar, o interessado deve se inscrever pelo telefone (51) 3626-9345, com a Agência Transfusional do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, onde também se pode tirar dúvidas.

A Campanha

Neste ano, o lema da campanha é “Doe sangue, doe plasma, compartilhe a vida, compartilhe com frequência”, que além de ser voltado aos pacientes que precisam de suporte transfusional por toda a vida, destaca a importância da doação de sangue ou plasma regularmente, para que todas as pessoas que necessitarem possam receber o tratamento oportuno.

O Dia Mundial do Doador de Sangue também faz parte da campanha Junho Vermelho, mês que tradicionalmente os estoques de sangue ficam em níveis críticos, prejudicando o atendimento aos pacientes que precisam realizar cirurgias ou transfusões de sangue, seja por acidente ou tratamento de alguma doença. Por isso, é de extrema importância que cada vez mais pessoas façam doações de sangue regularmente.

Onde doar?

No Litoral Norte a doação poderá ser realizada na Unidade de Coleta de Sangue e Transfusão do Hospital Tramandaí, que atende toda a região. A Unidade está localizada na Avenida Emancipação, nº 1255, no Centro de Tramandaí. Para agendamento em Tramandaí, contate (51) 3684-0325.

Não tenha medo

O processo inteiro de doação de sangue dura menos de uma hora, retira no máximo 450ml deste tecido líquido vital e pode salvar até quatro vidas. Doar sangue é seguro e exige poucos requisitos. Basta observar as restrições em relação a peso, idade e condições de saúde.

Homens podem doar sangue até quatro vezes por ano (60 dias entre as doações), e mulheres até três vezes por ano (90 dias entre as doações).

Requisitos para doar

Portar documento oficial e original de identidade com foto e dentro do prazo de validade (RG, carteira profissional, carteira de habilitação).

Ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ter sido feita até 60 anos incompletos. Os doadores com menos de 16 anos devem estar acompanhados pelo responsável.

Pesar no mínimo 50kg.

Estar em boas condições de saúde.

Estar alimentado, porém sem refeições pesadas (gordurosas) nas três horas que antecedem a doação. 

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.