A formação de um ciclone extratropical próximo a costa de Santa Catarina tende a deixar o tempo instável nos próximos dias entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Para esta quarta-feira (14), a presença de instabilidades atmosféricas mantém a condição de chuva persistente no centro-leste catarinense.
Já entre a madrugada e o início da tarde de quinta-feira (15), essa condição tende a ficar mais intensa, principalmente na região do Litoral Norte, Baixo Vale e áreas vizinhas. Os acumulados previstos é uma chuva entre 100 e 150 mm podendo ultrapassar esses valores.
Ao longo do dia na quinta-feira, o ciclone extratropical avança para a região Sul de Santa Catarina (faixa vermelha no mapa) e, então, há previsão de chuvas para a Grande Florianópolis e sul do estado. Entre a noite de quinta (15) e a manhã de sexta-feira (16), as chuvas ganham força no Litoral Sul e áreas próximas, ocorrendo de forma intensa e volumosa, com acumulados entre 200 e 250 mm podendo pontualmente passar este volume.
Fique atento aos riscos
O risco para ocorrências como alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações é alto nas áreas em laranja e muito alto nas áreas em vermelho do mapa. Nas áreas em verde e amarelo, o risco é baixo a moderado para ocorrências como alagamentos e deslizamentos pontuais.
Portanto, as recomendações da Defesa Civil são:
-Evite o contato com as águas e não dirija em locais alagados;
-Evite transitar em pontilhões e pontes submersas;
-Cuidado com crianças, idosos e animais próximos aos rios e ribeirões;
-Se afaste de postes e árvores;
-Fique atento a qualquer movimento de terra ou rochas próximo a sua residência;
-Fique atento as rachaduras em muros ou paredes.
Com informações da Defesa Civil de SC
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.