A prática de atividades físicas tem se tornado cada vez mais comum, independentemente da faixa etária. Contudo, pessoas com a idade mais avançada, ao incluir a musculação em sua rotina, podem assegurar diversos benefícios, tornando o processo de envelhecimento mais saudável.
Em entrevista para a Rádio Maristela na sexta-feira, 23/06, o proprietário da Kirra Fitness, Roberto Vargas Schardosin, e o aluno da academia, Sergio Lummertz da Silva, afirmaram que o resultado não aparece tão rapidamente, a constância e a disciplina são fundamentais para alcançar resultados para a saúde.
Na opinião do professor de Roberto, ao decorrer dos anos, por conta do envelhecimento, a massa muscular e a camada óssea têm uma diminuição natural, processo que pode ser adiado com a musculação.
“A realização das atividades físicas impacta de forma muito positiva na qualidade de vida dos idosos, garantindo a socialização e uma avaliação de bem-estar. Os exercícios têm como objetivo aumentar a força muscular, o equilíbrio e ajudar na mobilidade dos idosos, além de melhorar ainda mais todos os hábitos diários que cada pessoa possui”, destaca o especialista.
É importante salientar que o incentivo deve ser feito constantemente para que idosos sigam se exercitando, visando melhorar a sua qualidade de vida e aumentando sua longevidade. Mas, antes de iniciar qualquer tipo de atividade física ou processo de fortalecimento muscular, é necessária uma avaliação detalhada, para que se possa mensurar a real necessidade individual e, a partir disso, estabelecer as possibilidades.
Confira a entrevista:
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.