Uma comitiva da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte), com 18 prefeitos, participou de uma reunião com a bancada gaúcha na Câmara dos Deputados, em Brasília. Também participaram dois prefeitos da região Sul do Litoral: Rio Grande e São José do norte.
Na pauta de discussões vários assuntos foram apresentados, foi solicitado recursos para a recuperação das cidades atingidas pelas enchentes do ultimo ciclone extratropical, assim como a liberação de recursos das emendas parlamentares já aprovadas, para auxiliar os municípios. “Pedimos, inclusive, para que os deputados avaliassem melhor a distribuição de verbas para os setores dos municípios que mais necessitam”, destaca o prefeito de Arroio do Sal, Affonso Flavio Angst (Bolão).
Ainda sobre os recursos, o prefeito Bolão conta que foi solicitado o aumento do Teto do M.A.C. destinado a Saúde Municipal. “Os valores que são repassados aos municípios são baixo e, assim, o Município precisa aportar com recursos próprios para manter o sistema de saúde funcionando com qualidade”, explica. Dessa forma, se aumentar o teto, consequentemente, aumentará a capacidade de receber recursos do Ministério da Saúde.
O prefeito Bolão disse que também foi entregue a carta de apoio para implantação do curso de medicina da Universidade de Caxias do Sul (UCS), na unidade da instituição em Torres. O documento reforça o comprometimento da Prefeitura com o desenvolvimento da região, uma vez que, com a oferta do curso, consequentemente, a qualidade de serviços na área da saúde será beneficiada. “Além de sanar a carência de novos profissionais na área da saúde, a vinda do curso potencializará o desenvolvimento do Litoral Norte”, destaca Bolão.
Também foi falado sobre a proibição da pesca predatória e de arrasto. “Infelizmente, ainda há muitos barcos que saem de outras regiões do País para pescar na costa gaúcha”, observa o prefeito Flavio. Tendo uma fiscalização mais rígida contra o crime ambiental, “além de proteger o ecossistema, beneficia aquele pescador que fica na beira da praia e coloca a sua rede para tirar o sustento de sua família.”
Entre as demandas da pauta, o prefeito Flávio destaca ainda que estava as melhorias na parte Sul da BR 101. Há uma reivindicação antiga para a construção de uma ponte entre Rio Grande e São José do Norte. Com a ligação a seco, a distância do Litoral Sul até Osório diminuiria em 100 quilômetros, além de outros benefícios para a região.
A comitiva segue na capital federal até esta quinta-feira, dia 22. O prefeito Bolão destaca a importância da presença em Brasília, a fim de levar as demandas locais e estreitar melhorias para Arroio do Sal e região.
Fonte: Ascom PMAS
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.