AO VIVO
AO VIVO
Home » Prefeito de Arroio do Sal participa de reunião da Amlinorte com bancada gaúcha, no Congresso

Prefeito de Arroio do Sal participa de reunião da Amlinorte com bancada gaúcha, no Congresso

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

Uma comitiva da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte), com 18 prefeitos, participou de uma reunião com a bancada gaúcha na Câmara dos Deputados, em Brasília. Também participaram dois prefeitos da região Sul do Litoral: Rio Grande e São José do norte.

Na pauta de discussões vários assuntos foram apresentados, foi solicitado recursos para a recuperação das cidades atingidas pelas enchentes do ultimo ciclone extratropical, assim como a liberação de recursos das emendas parlamentares já aprovadas, para auxiliar os municípios. “Pedimos, inclusive, para que os deputados avaliassem melhor a distribuição de verbas para os setores dos municípios que mais necessitam”, destaca o prefeito de Arroio do Sal, Affonso Flavio Angst (Bolão).

Ainda sobre os recursos, o prefeito Bolão conta que foi solicitado o aumento do Teto do M.A.C. destinado a Saúde Municipal. “Os valores que são repassados aos municípios são baixo e, assim, o Município precisa aportar com recursos próprios para manter o sistema de saúde funcionando com qualidade”, explica. Dessa forma, se aumentar o teto, consequentemente, aumentará a capacidade de receber recursos do Ministério da Saúde.

O prefeito Bolão disse que também foi entregue a carta de apoio para implantação do curso de medicina da Universidade de Caxias do Sul (UCS), na unidade da instituição em Torres. O documento reforça o comprometimento da Prefeitura com o desenvolvimento da região, uma vez que, com a oferta do curso, consequentemente, a qualidade de serviços na área da saúde será beneficiada. “Além de sanar a carência de novos profissionais na área da saúde, a vinda do curso potencializará o desenvolvimento do Litoral Norte”, destaca Bolão.

Também foi falado sobre a proibição da pesca predatória e de arrasto. “Infelizmente, ainda há muitos barcos que saem de outras regiões do País para pescar na costa gaúcha”, observa o prefeito Flavio. Tendo uma fiscalização mais rígida contra o crime ambiental, “além de proteger o ecossistema, beneficia aquele pescador que fica na beira da praia e coloca a sua rede para tirar o sustento de sua família.”

Entre as demandas da pauta, o prefeito Flávio destaca ainda que estava as melhorias na parte Sul da BR 101. Há uma reivindicação antiga para a construção de uma ponte entre Rio Grande e São José do Norte. Com a ligação a seco, a distância do Litoral Sul até Osório diminuiria em 100 quilômetros, além de outros benefícios para a região.

A comitiva segue na capital federal até esta quinta-feira, dia 22. O prefeito Bolão destaca a importância da presença em Brasília, a fim de levar as demandas locais e estreitar melhorias para Arroio do Sal e região.

Fonte: Ascom PMAS

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.