Um novo ciclone extratropical deve se formar no próximo fim da semana no litoral, perto da costa do Rio Grande do Sul de Santa Catarina. De acordo com os meteorologistas, a situação é novamente de atenção para muita chuva, incluindo a região entre Porto Alegre e Florianópolis, abrangendo o Litoral Norte gaúcho e Sul catarinense.
Conforme o Clima Tempo, este ciclone não deve ser tão forte e como o de meados de junho, que atingiu fortemente cidades da região, mesmo assim, entre a sexta-feira e sábado, 7 e 8 de julho, a passagem de uma frente fria e posteriormente a formação deste ciclone extratropical poderão causar grandes volumes de chuva, de 100 mm a 150 mm, na região da Grande Porto Alegre, na Serra Gaúcha e Litoral Norte e também em áreas do Sul e do Leste de Santa Catarina, incluindo a serra catarinense e a Grande Florianópolis.
Ainda há muitas incertezas em relação à posição e intensidade deste ciclone e também sobre o volume de chuva que poderá causar. De qualquer forma, a população do leste/nordeste do Rio Grande do Sul e do sul e do leste de Santa Catarina deve estar preparada para terminar a semana com várias horas de chuva forte.
Chover 100 a 150 mm significa que em 48h teremos pelo menos 50% da média de chuva normal para julho nestas áreas. Segundo o Inmet, as médias Climatológicas de precipitação considerando o período de 1991 a 2020 são: Porto Alegre: 163,5 mm, Torres: 121,8 mm, Bom Jesus: 128,4 mm, Caxias do Sul: 184,3 mm, Florianópolis: 100,8 mm, São Joaquim: 166,5 mm.
Além de muita chuva, um ciclone extratropical pode provocar rajadas de vento bastante intensas, dependendo de sua intensidade.
Fique atento nos próximos dias a programação da Rádio Maristela – 106.1FM -, para atualizações sobre este novo ciclone extratropical.
Com informações do Clima Tempo.