Na sexta-feira, 07/07, está previsto uma intensificação de instabilidades registradas próximo do Sul do Brasil, formando um novo ciclone extratropical, podendo causar alguns transtornos relacionados aos acumulados e aos temporais no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
De acordo com as informações da Defesa Civil do RS, na madrugada e manhã de sábado, 08/07, a previsão é de que as chuvas continuem com moderada e forte intensidade. Nas regiões entre os Vales, Leste e Nordeste, devido a formação de um ciclone extratropical próximo ao Litoral Norte. Os volumes devem variar entre 40 e 60mm/dia. Com o ciclone, os ventos também ganham força e sopram com velocidades dos 70 aos 90 km/h nas áreas do Leste e Nordeste gaúcho.
No domingo, 09, o tempo firme volta a predominar sobre o estado e as temperaturas entram em declínio, por conta do afastamento do ciclone.
O chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil do RS, Cel. Luciano Boeira, emitiu um comunicado, em vídeo, nesta quinta-feira, 06, orientando a população que mora em áreas de risco, a buscar um lugar seguro. Que as pessoas de locais que apresentam insegurança, procurem abrigo na casa de vizinhos, amigos, familiares ou abrigos oferecidos pelas prefeituras.
A Defesa Civil do RS e a Sala de Situação do Estado permanecem monitorando 24h.
Com informações da Defesa Civil RS.
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.