A formação de um grande e intenso ciclone extratropical sobre o oceano Atlântico em uma área muito próxima da costa da região Sul do país deverá provocar ventania em uma extensa faixa entre o leste do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, podendo chegar até o litoral do Rio de Janeiro.
Na tarde de quarta-feira, 12/07, de acordo com os meteorologistas do Clima Tempo, o vento ganha força em áreas do sul e leste do RS, incluindo a região metropolitana de Porto Alegre e Litoral Norte gaúcho, ficando mais intenso entre a noite de quarta e início da madrugada de quinta-feira, 13/07, com rajadas que podem ficar entre 100 e 120 km/h em parte do litoral norte gaúcho e pontos mais altos das serras do RS e de SC. Ao longo da tarde de quinta, fortes rajadas de vento também ocorrem no litoral sul de Santa Catarina.
Na sexta-feira, 14/07, o ciclone vai se afastando lentamente pelo mar, mas ainda causa rajadas de vento intensas durante a madrugada e período da manhã, com valores da ordem de 60 a 90 km/h no litoral do RS, de SC e do RJ e rajadas de 50 a 80 km/h no litoral do PR e de SP.
De acordo com a Defesa Civil do RS, são esperados transtornos associados, como deslizamentos, queda de barreiras e enxurradas e condições para possíveis temporais acompanhados de queda de granizo. Ao longo destes dias, os ventos do Litoral ganham força, deixando assim o mar agitado e com risco de ressaca.
Temporais, chuvas volumosas e rajadas de vento intensas sobre o Rio Grande do Sul podem elevar o nível dos Rios Caí e Sinos, possibilitando inundação. Também podem acontecer enxurradas nos trechos de rio de cabeceira das bacias Caí, Sinos, Taquari, Ijuí, Apuaê-Inhandava, Gravataí, Tramandaí e Mampituba. Há risco de temporais isolados, acompanhados de chuva forte, descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo.
Agitação marítima e risco de ressaca
Ao longo da quinta-feira, 13/07, e da sexta-feira, 14/07, o vento forte sobre o oceano vai favorecer uma intensa agitação marítima no litoral do RS e de SC, com previsão de ressaca e ondas da ordem de 3,0 a 4,0 metros de altura.
Ao longo do sábado o ciclone se afasta da costa e o vento diminui em todas as regiões.
Com informações do Clima Tempo e Defesa Civil do RS.
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.