AO VIVO
AO VIVO
Home » Hospital Nossa Senhora dos Navegantes de Torres poderá ser administrado por novo gestor

Hospital Nossa Senhora dos Navegantes de Torres poderá ser administrado por novo gestor

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

A entidade mantenedora do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes (HNSN) de Torres, a Associação Educadora São Carlos (AESC), com sede em Caxias do Sul e vinculada à Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas, inicia processo de sucessão para repassar a propriedade e a administração total do hospital para uma nova entidade interessada em gerir o HNSN, sem envolver nenhum tipo de transação financeira.

A AESC está à frente do hospital de Torres há 26 anos, desde 1997, e entregará a instituição como está, com a equipe completa de funcionários, mobiliário, equipamentos e tudo mais que existe atualmente para o seu pleno funcionamento ao novo gestor.

Em reunião realizada na tarde da última quarta-feira, 12/07, na Prefeitura de Torres, representantes da AESC, Ir. Jucélia Dal Bello, Ir. Lúcia Boniati e o executivo Maximiliano Marques, o diretor do HNSN, Samuel Meoti, o prefeito de Torres, Carlos Souza, e o bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, estiveram reunidos para buscar conjuntamente alternativas para a nova gestão do Hospital.

A AESC pretende concluir a transferência do HNSN e a transição da gestão da entidade até outubro de 2023. Além de administrar o Hospital de Torres, a AESC é responsável pela gestão de outro hospital no Litoral Norte gaúcho, o Hospital Santa Luzia em Capão da Canoa, bem como pelos hospitais Mãe de Deus e Santa Ana em Porto Alegre.

A participação de dom Jaime na reunião ocorreu porque a Mitra Diocesana de Osório era a proprietária do Hospital de Torres, tendo feito uma escritura de doação da propriedade à AESC em 2004, com a condição de que a finalidade do serviço de saúde fosse mantida. Caso a finalidade da propriedade fosse alterada, deixando de ser um hospital, a Mitra voltaria a ser a proprietária.

Sobre o Hospital NSN

O Hospital Nossa Senhora dos Navegantes é o único hospital em um raio de 50 quilômetros e é referência para os municípios da microrregião. Atualmente, possui 70 leitos e oferece serviços de ambulatório em cirurgia geral, urologia, traumatologia/ortopedia e vascular, além de exames diagnósticos em radiologia, laboratório, ultrassonografia, mamografia e tomografia. Atende pacientes de convênios e, principalmente, pacientes do SUS.

A instituição hospitalar realiza atendimentos de emergência em clínica médica, pediatria, obstetrícia e traumatologia/ortopedia, além de contar com a estrutura do centro cirúrgico em anestesiologia e cirurgia geral. Também possui unidades de internação obstétrica, pediátrica, cirúrgica e clínica médica, além de unidades especializadas em saúde mental para adultos, unidade de AVC Adulto (clínico) e unidade de tratamento intensivo adulto (UTI adulto).

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.