No dia 10 de agosto, será realizada a inauguração da primeira usina solar fotovoltaica da UFRGS no Campus Litoral Norte, em Tramandaí. A cerimônia está marcada para as 15h e acontecerá na Rodovia RS 030, Km 92, nº 11.700 – Emboaba. O evento contará com uma apresentação cultural e o descerramento de uma placa comemorativa.

A criação da usina solar fotovoltaica da UFRGS foi viabilizada por um investimento de R$ 1,7 milhão proveniente do Programa para Desenvolvimento em Energias Renováveis e Eficiência Energética na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EnergIF). Esse programa é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), visando promover o desenvolvimento de Energias Renováveis e Eficiência Energética na Rede Federal de Educação.
Operacional desde outubro de 2022, a usina possui uma capacidade de geração de aproximadamente 300 quilowatts-pico (kWp). Isso é obtido através de um sistema de microgeração distribuída de energia elétrica baseado no princípio fotovoltaico. A usina é equipada com 996 módulos fotovoltaicos de silício de alta tecnologia, inversores de corrente elétrica, um sistema de monitoramento e controle de dados, bem como um sistema de monitoramento climático.
A energia produzida pela usina é suficiente para abastecer completamente o Campus Litoral e ainda gera excedente, que é convertido em créditos que contribuem para reduzir os custos de energia do Campus Centro da Universidade em Porto Alegre. Além disso, a presença dessa usina solar fotovoltaica na Universidade possibilita a integração de atividades de ensino, contribuindo para a formação de futuros profissionais e fomentando pesquisas em diversas áreas dos cursos oferecidos no Campus Litoral Norte.
O projeto foi coordenado e supervisionado pela professora Aline Cristiane Pan, que é docente do curso de Engenharia de Gestão de Energia e doutora em Energia Solar Fotovoltaica. Além da professora Aline, o processo de execução contou com a colaboração da ex-diretora geral do Campus Litoral Norte, Liane Ludwig Loder, da engenheira da Superintendência de Infraestrutura da UFRGS e fiscal do contrato, Ruane Fernandes de Magalhães, e da professora Juliana Klas, juntamente com uma equipe multidisciplinar de servidores da Universidade.
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.