AO VIVO
AO VIVO
Home » Carências nas praias do Sul de Torres: moradores cobram melhorias urgentes

Carências nas praias do Sul de Torres: moradores cobram melhorias urgentes

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

“Nos sentimos abandonados”, lamentou Sirley Sabin Antunes, presidente da Associação de Moradores da praia Itapeva Norte em entrevista concedida à Rádio Maristela, nesta quinta-feira, 17 de agosto, em que as péssimas condições das ruas, falta de paradas de ônibus e maior oferta de horários, iluminação pública, coleta de lixo reciclável e de restos de obras, melhoria na Interpraias foram as principais carências apontadas por ela e pelos demais presidentes e representantes das Associações de Moradores de algumas praias do Sul de Torres presentes na entrevista: Praia Real, Juliano Santorrufo, Praia Gaúcha, Simone Feijó Correa, e da Praia Tupinambá, Simone Rodrigues Nunes.

As condições das ruas emergiram como uma das principais preocupações unânimes entre os representantes das diferentes praias. Sirley da Praia Itapeva Norte, destacou os alagamentos frequentes, descrevendo que as ruas em situação precária têm se transformado em verdadeiras piscinas, afetando a qualidade de vida dos residentes. Ela apontou que a limpeza e a manutenção das vias são realizadas esporadicamente, muitas vezes coincidindo com períodos eleitorais, deixando o lixo acumulado e a infraestrutura deteriorada.

Juliano da Praia Real, destacou a falta de drenagem adequada como um dos principais motivos para os alagamentos recorrentes nas ruas. Ele ressaltou que, embora a Prefeitura tenha prestado algum atendimento, a praia carece de um posto de saúde e de paradas de ônibus, especialmente para as crianças que aguardam o transporte escolar. Juliano expressou a disposição da associação em buscar parcerias público-privadas para melhorar a infraestrutura local e atrair jovens que atualmente enfrentam dificuldades de moradia e deslocamento para estudo e trabalho em outras áreas.

Simone Feijó, da Praia Gaúcha, levantou várias questões, incluindo a necessidade de manter a limpeza dos valões, garantir iluminação adequada em áreas escuras, instalar paradas de ônibus para atender às demandas dos moradores, especialmente crianças e idosos, e melhorar a infraestrutura das vias, incluindo a Interpraias, que poderia ser um catalisador para o desenvolvimento da região. Ela também destacou a importância de sinalização viária, placas informativas e até mesmo a iniciativa dos moradores em nomear as ruas, buscando melhorias.

Simone Nunes, da Praia Tupinambá, ressaltou que as péssimas condições das ruas e a falta de atenção da prefeitura para as demandas da região são conhecidas há anos. Ela destacou a necessidade de melhorias no acesso principal e lamentou a ausência de manutenção adequada nas vias, mesmo após inúmeras solicitações e protocolos feitos pelos moradores. Simone ressaltou que a falta de investimento e cuidado da prefeitura afeta diretamente a qualidade de vida dos moradores.

Todas as representantes concordaram que, se houver uma priorização das Praias do Sul por parte da prefeitura, isso não apenas impulsionaria o desenvolvimento turístico e econômico, mas também elevaria o nível social da região, que atualmente enfrenta índices elevados de pobreza. Elas enfatizaram que a situação das praias do sul contrasta fortemente com o restante da cidade e pediram medidas imediatas para melhorar as condições de vida dos moradores e tornar a região mais atrativa para turistas e investidores.

Confira a íntegra da entrevista:

https://www.facebook.com/radiomaristela/videos/997168608095790/

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.