A Brigada Militar, por meio da Patrulha Maria da Penha, realizou uma prisão durante a tarde desta quarta-feira, 23/08, no âmbito da Operação Shamar, visando combater a violência doméstica e o feminicídio. Um homem, com 52 anos de idade e histórico criminal extenso, foi detido por descumprir medidas protetivas de urgência, uma ação que demonstra a determinação das autoridades em proteger as vítimas desse tipo de violência.
A prisão ocorreu no bairro Getúlio Vargas, em Torres, após a Patrulha Maria da Penha receber um chamado sobre um possível descumprimento de medida protetiva de urgência (MPU). Ao chegarem no local, os policiais encontraram a vítima que relatou possuir medidas protetivas vigentes e que seu ex-companheiro havia invadido sua residência. A Patrulha flagrou o indivíduo de 52 anos de idade deitado na cama da vítima, dentro da casa.
Este homem, com um histórico criminal que inclui 15 passagens por ameaça, nove por descumprimento de medidas protetivas, além de acusações de estupro e desacato, foi imediatamente preso em flagrante pela Patrulha Maria da Penha. Ele foi conduzido às autoridades competentes e encaminhado à Delegacia de Polícia, onde responderá pelos seus atos.
Operação Shamar
A Operação Shamar, uma iniciativa desencadeada pela Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança, é uma demonstração do compromisso do Estado do RS em combater a violência doméstica e o feminicídio. Através de abordagens preventivas, educativas e repressivas, a operação visa garantir a segurança das mulheres em situações vulneráveis. No caso desta ação específica, a Patrulha Maria da Penha de Torres desempenhou um papel vital na proteção das vítimas e na aplicação da justiça.
A Operação Shamar estará em vigor em toda a área do 2º Batalhão de Policiamento de Área Turística (BPAT) até a metade do mês de setembro, reforçando o compromisso contínuo das forças de segurança em assegurar a proteção das mulheres e combater incansavelmente a violência de gênero.
>> Colabore com a Polícia:
Disque denúncia da Polícia Civil de Torres pelo WhatsApp (51) 9 8682-7877. Para a Brigada Militar, ligue 190.
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.