AO VIVO
AO VIVO
AO VIVO
Home » Operação policial desmantela facção liderada por empresários suspeitos atuantes no litoral do RS e SC

Operação policial desmantela facção liderada por empresários suspeitos atuantes no litoral do RS e SC

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

Uma operação conjunta entre policiais civis do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, em parceria com agentes do Ministério Público gaúcho (MPRS), resultou na prisão de 52 indivíduos na manhã desta terça-feira, do total de 65 mandados de prisão. A operação segue em curso e novas prisões podem ocorrer. O foco da ação é uma facção criminosa que atua no Litoral Norte do Rio Grande do Sul e Litoral Sul de Santa Catarina.

Os alvos incluem dois empresários irmãos, um advogado criminalista e um ex-policial militar. A investigação, nomeada de “Operação Turrim,” apontou para um esquema de tráfico de drogas e armas, além de envolvimento em homicídios. A operação abrangente envolveu aproximadamente 300 policiais civis e membros do Ministério Público, cumprindo um total de 65 mandados de prisão em 18 municípios.

De acordo com o delegado de Polícia Civil de Torres, Marcos Vinicius Veloso em entrevista para a Reportagem da Rádio Maristela, as investigações, que tiveram início em abril de 2022, após um duplo homicídio no bairro Guarita, em Torres, contaram com a colaboração da 2ª Delegacia do Departamento de Investigações do Narcotráfico (Denarc). O trabalho investigativo revelou a atuação de uma facção liderada por dois empresários irmãos, originários de Torres, mas com alcance em toda a região litorânea.

O esquema criminoso envolvia não apenas tráfico de drogas e armas, mas também conexões com homicídios. A facção contava com um presidiário responsável por transmitir ordens dos líderes aos cúmplices, ampliando a rede de atividades ilícitas. A operação policial, liderada pelos delegados Rafael Liedtke e Marcos Veloso, resultou, além das detenções, bem como na apreensão de carros de luxo, armas de fogo, drogas e celulares. Contas bancárias ligadas aos suspeitos foram bloqueadas.

A ação abrangeu diversas cidades, incluindo Torres, Mampituba, Três Cachoeiras, Capão da Canoa, Porto Alegre e outras, no Rio Grande do Sul, além de locais em Santa Catarina, como Passo de Torres, Praia Grande, São João do Sul e Araranguá. Os líderes da facção, cujos nomes não foram divulgados, estavam operando não somente em suas cidades natais, mas também em várias outras localidades.

A operação busca desmantelar efetivamente a estrutura da organização criminosa que, em pouco mais de um ano, é suspeita de envolvimento em pelo menos cinco homicídios nas áreas onde atua.

>> Colabore com a Polícia:

Disque denúncia da Polícia Civil de Torres pelo WhatsApp (51) 9 8682-7877. Para a Brigada Militar, ligue 190.

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.