É dado prosseguimento ao Projeto Yui-a-Porã, que significa “Frutos da Nossa Terra”, no dia de ontem, na Aldeia Nhu-Porã, em Torres, com o plantio de cerca de 600 mudas de Palmeira Juçara, com cerca de 20 cm de altura.
A iniciativa visa proporcionar às famílias da Aldeia, maior subsistência e aumento da renda no futuro. O projeto consiste no uso econômico da espécie pelos guaranis da Aldeia localizada no Campo Bonito.
Conforme o engenheiro agrônomo do município de Torres, Gerson Luiz Nardi, a Palmeira Juçara ficará adulta em cerca de cinco anos, quando começara a produzir sementes para a produção de mudas e também poderá ser colhido e comercializado o palmito, a fruta açaí e até a madeira no futuro.
Centenas de mudas já foram plantadas na Aldeia Guarani na primeira etapa. Nesta segunda etapa, o propósito do projeto é de plantar 5200 mudas que já se encontram na Aldeia, aptas para o plantio. A meta do projeto é atingir a marca de 86 mil mudas plantadas.
Acompanhando a ação, o cacique Mário Lopes disse que a iniciativa é muito importante para a comunidade. Destaca que o plantio da Palmeira Juçara favorece o futuro das próximas gerações. Lembrou que muitas árvores plantadas em outro projeto da Prefeitura ajudam a comunidade no dia a dia. “Há poucos dias usamos folha da arueira para tratar da boca de uma criança daqui,” afirmou o cacique.
Integrantes do Projeto Primeiros Socorros na Escola: Salvando Vidas e Resgatando Almas, da EF Manoel Oliveira Carneiro, da Vila São João, também realizaram o plantio, coordenados pela professora, Andréa Melo.
Fonte: Ascom PMT
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.