Foi confirmada na manhã da última terça-feira, 05, a autorização do convênio para desassoreamento da foz do Rio Mampituba, em Passo de Torres, no extremo sul catarinense.
Após diversas reuniões na Secretaria de Agricultura e na Casa Civil, ficou acordado que o valor de R$ 600 mil será investido nesta obra, com o convênio sendo assinado na quarta-feira, 06. Agora será dado início a tramitação do processo burocrático.
A situação atual do rio se tornou preocupante, com o estreitamento do canal de navegação, ocasionando encalhamentos de barcos, causando prejuízos econômicos e colocando em risco a segurança dos pescadores. Assim, com o desassoreamento, espera-se aumentar o calado do rio, proporcionando condições mais seguras e facilitadas para a navegação de embarcações, bem como garantir a segurança dos pescadores locais.
A obra vai garantir também o sustento de cerca de 700 famílias que dependem da pesca artesanal. Essas famílias contribuem com a produção de 5,2 mil toneladas de peixes, desempenhando um papel crucial na economia local.
Foto: Reprodução
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.