“Está cada vez mais difícil estacionar no centro de Torres”, se você trafega por Torres, certamente já disse ou ouviu essa frase. O grande número de veículos e falta de vagas para estacionar, fazem os motoristas estacionarem em vagas que são exclusivas para algumas categorias.
A Rádio Maristela foi até a esquina das Avenidas Barão do Rio Branco e José Bonifácio para conferir a denúncia de alguns ouvintes, que carros estavam utilizando a vaga destinada para motos e de carga e descarga. Ao chegar no local, a reportagem verificou dois carros estacionados na vaga de carga e descarga e mais um na vaga destinada para motos.
O Diretor Municipal de Trânsito de Torres, Marcelo dos Santos da Silva, alerta que ocupar uma vaga que não é destinada ao seu veículo é uma infração de trânsito.
“Estamos recebendo bastante denúncias de vagas ocupadas indevidamente, como de carga e descarga, embarque e desembarque, faixa de pedestre, vaga de moto, uma demanda bem grande. A vaga de carga e descarga é para carregar e descarregar, não para uma saidinha rápida. Desci do carro, fechei ele, já caracteriza um estacionamento. Neste caso podemos aplicar o Art. 181 do Código Brasileiro de Trânsito, com multa e recolhimento do veículo. E o mesmo vale para outras vagas sinalizadas”, diz Silva.
O Coordenador de Trânsito de Torres, Clovis Baptista Coertjens, orienta como os cidadãos podem denunciar caso alguma vaga esteja ocupada indevidamente.
“Caso o motorista chegue em alguma vaga que deveria ser para algum fim especifico e ela está ocupada, pode entrar em contato com a Coordenadoria de Trânsito, através do fone 51 36642464 ou ainda com a Brigada Militar no número 190”, orienta Coertjens.
Outra orientação importante da Coordenadoria de Trânsito, é referente a placa de estacionamento de 15 minutos, normalmente localizada em frente a farmácias. Caso o motorista desça do veículo e não deixe o pisca alerta ligado, caracteriza um estacionamento e estará sujeito a multa e recolhimento do veículo.
Fique atento as regras de trânsito e em caso de dúvidas entre em contato com os órgãos de trânsito da sua cidade.
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.