As altas temperaturas trazem junto os famosos temporais e, com eles, a possibilidade de vendavais, que acabam causando estragos e destelhamentos.
Buscando agir com prevenção por meio de orientação, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado apresenta dicas do que fazer em caso de vendavais. Dentre as orientações, destacam-se como medidas importantes as que seguem:
Revise a resistência da casa, principalmente o madeiramento de apoio do telhado e a amarração das telhas no madeiramento, se tiver.
Feche bem janelas, basculantes, portas de armários, evitando canalizações de ventos no interior da residência.
Feche persianas, cortinas, blecautes para, no caso de quebra de algum vidro de janela, os estilhaços não sejam lançados e espalhados pelo cômodo, podendo atingir algum morador.
Mantenha distância de janelas, vidros e objetos perfurocortantes.
Desligue os aparelhos elétricos e feche o registro do gás de cozinha, evitando agravamentos no caso de queda de árvores.
Abaixe para o piso todos os objetos que possam cair.
Prenda ou remova objetos soltos, de forma a evitar que, sob a ação do vento, se convertam em projéteis que possam ser lançados contra estruturas, edificações ou equipamentos.
Mantenha as árvores de sua casa bem cuidadas e podadas.
Evite ficar próximo a precipícios, encostas ou lugares altos sem proteção.
Não se abrigue debaixo de árvores ou em frágeis coberturas metálicas.
Após anuncio de ventos fortes, não pratique esportes aquáticos ou influenciados pelo vento, como surf, windsurf, kitesurf, rapel e rafting.
Fonte: Ascom 4º BBM / Manuela Silva
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.