A Câmara Municipal de Torres aprovou por unanimidade o Projeto de Decreto Legislativo nº 0009/2023, que concede o título de Cidadão Honorário do Município de Torres ao Benedito Salvador Ataguile, o professor Benê. A honraria é um reconhecimento pelos relevantes serviços prestados pelo professor à comunidade torrense ao longo dos anos.
De acordo com o vereador autor do Projeto, Moisés Trisch, são inúmeras as motivações que o levaram, a conceder o título ao Benedito. Professor de Biologia na Escola de Educação Básica São Domingos – Sagrado Rede de Educação há quase 27 anos, dedicou sua vida ao ensino e à preservação do meio ambiente. Fundador da ONG Onda Verde Preservando o Meio Ambiente, Benedito atuou incansavelmente na conscientização ambiental, recuperação de áreas degradadas e na conservação de animais silvestres. Além disso, seu comprometimento com a educação e formação de cidadãos éticos é evidente em suas atividades na escola, incluindo a criação de hortas orgânicas e parcerias com instituições de ensino superior.
Seu trabalho não se limita apenas à cidade de Torres, pois Benedito também firmou acordos com universidades e instituições de pesquisa, proporcionando experiências educacionais enriquecedoras para seus alunos em diversas regiões do Brasil. Ademais, ele mantém um laboratório de Biologia que é considerado uma referência em todo o Estado e atende alunos da rede municipal e estadual, compartilhando seu conhecimento e paixão pela ciência.
Atualmente, Benedito está iniciando uma experiência em missão por meio do Projeto Igrejas Solidárias, iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – Regional Sul 3, em Moçambique, onde trabalhará em projetos sociais por três anos. Sua dedicação à educação, conservação ambiental e serviço à comunidade é admirável e, sem dúvida, continuará a inspirar todos aqueles que tiveram o privilégio de conhecê-lo em Torres.
Homenagem
O título de Cidadão Honorário foi concedido com a publicação da lei e uma homenagem simbólica foi realizada ao final da Missa na igreja Santa Luzia, no dia 1º de outubro, domingo, quando recebeu a benção de envio missionário para Moçambique.
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.