As intensas chuvas que caíram no final de semana no Sul de Santa Catarina tiveram um impacto significativo nos municípios da região, com Meleiro e Maracajá sendo os mais atingidos.
Em Meleiro, a situação é crítica, com mais de 600 pessoas isoladas devido às enchentes. As cinco comunidades Barra do Cedro, Jacaré, Tranqueiras, Rio Cedro Baixo e Forquilha Rocha, encontram-se completamente isoladas. As estradas também foram afetadas, com bloqueios devido às chuvas torrenciais. Os rios Manoel Alves, Mãe Luzia e Jundiá transbordaram, inundando canchas de arroz e provocando inundações nas estradas municipais.
Apesar das adversidades, a Secretaria de Educação de Meleiro anunciou que as aulas ocorrerão normalmente no dia de hoje, 9, com o transporte escolar operando apenas nas estradas consideradas seguras.
Em Maracajá, uma equipe da Defesa Civil, com o apoio da administração local, está trabalhando para desbloquear as áreas alagadas. Isso inclui a Rodovia Municipal Adilton de Medeiros, o acesso Norte de Maracajá à BR-101 e a Rodovia Estadual Jacob Westrup, que conecta Maracajá a Forquilhinha. O acesso à cidade está mantido apenas pela BR-101. Com o aumento do nível do Rio Mãe Luzia, os moradores estão solicitando ajuda para moverem seus pertences para locais seguros. No início da noite de ontem, o Rio Mãe Luzia estava 9,6 metros acima do nível normal, exigindo atenção contínua.
Para os próximos dias, a previsão é de continuidade das chuvas na região, por tanto, a Defesa Civil nos municípios permanecerá em plantão, monitorando o rio e pedindo à população que, em caso de emergência, entre em contato rapidamente.
Fotos: Arquivos Municípios
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.