A celebração do bicentenário da igreja São Domingos em Torres teve início na noite de quarta-feira, 25 de outubro, com um desfile comemorativo e uma comovente missa campal realizada em frente à igreja, localizada no Morro do Farol.
O desfile percorreu as principais avenidas de Torres, partindo da igreja Santa Luzia em direção à igreja São Domingos. Com figurantes representando pessoas e eventos marcantes ao longo dos 200 anos da São Domingos, os participantes puderam fazer uma viagem pela história da época.
O desfile foi dividido em nove pelotões, cada um destacando figuras e momentos importantes na história da igreja São Domingos. Algumas dessas figuras incluíram o Alferes Manuel Ferreira Porto, comandante do Presídio das Torres e incentivador da construção entre 1815 e 1824; Dom José da Silva Coutinho, bispo do Rio de Janeiro que autorizou a construção da igreja em 1816; a Folia do Divino, uma festa portuguesa tradicional presente desde o início da igreja em 1825; Frei Joaquim Serrano, o primeiro capelão curado, que introduziu sacramentos como batizados, crisma, casamentos e extremunção em 1826; Padre José Lomônaco, o construtor da torre do sino em 1884; O papel social da igreja, com a Irmandade de São Domingos, registros civis, eleições e esportes, 1859; e a Igreja Matriz, um patrimônio histórico que passou por períodos de fechamento e restauro, sendo tombada em 1983, fechada em 2009 e restaurada em 2017.
O pároco da Paróquia São Domingos, Pe. Leonir Alves, destacou a presença significativa das lideranças da paróquia, das pastorais, dos movimentos e da comunidade torrense, que se uniram para celebrar o bicentenário, criando um momento que agora faz parte da história da igreja. O desfile também foi enriquecido pela participação da Banda Marcial Alcino Pedro Rodrigues, composta por 73 integrantes.
Um momento emocionante durante as festividades foi o lançamento do Hino “Farol para nossa alma”, composta pelo músico torrense Ricardo Pinho, baseada em informações históricas fornecidas pelo jornalista e historiador Nelson Adams.
Programação jubilar
Ao longo do ano jubilar, que culminará no aniversário da igreja em 25 de outubro de 2024, está prevista a realização de uma missa votiva na igreja São Domingos a cada dia 25 de cada mês, com a participação dos agentes de pastorais e líderes dos movimentos da Paróquia. Essas missas votivas também prestarão homenagem a todas as pessoas que foram batizadas ou casaram na igreja, com cada mês dedicado a uma homenagem diferente.
Além disso, ao longo do ano, estão programadas visitas das escolas municipais, estaduais e particulares à igreja, juntamente com exposições de trabalhos escolares relacionados às comemorações do bicentenário. A programação promete oferecer oportunidades significativas para a comunidade de Torres celebrar e refletir sobre a história da igreja São Domingos ao longo de seus 200 anos de existência.
Uma linha de produtos para presentes e lembranças foi desenvolvida com a identidade visual do bicentenário, como: cuia, caneca, bolsa, adesivo, boné e camiseta. Os itens estão disponíveis para venda na igreja Santa Luzia e na loja da secretaria paroquial, no Centro de Pastoral, Rua Firmino Paim, 400.
Conheça o hino da igreja São Domingos das Torres, clicando no player:
Farol para nossa alma
Como um farol, que ajuda o pescador, na noite mais escura, cumprindo o seu labor.
Tu brilhas, indicando a direção, mostrando o caminho, da nossa redenção.
És guia, que ilumina noite e dia, e a tua liturgia, nos conforta e nos acalma.
És guia, que ilumina noite e dia, e a tua liturgia é farol, pra nossa alma.
Houve um tempo, um povoado, sem capela e sem lustral, sem um púlpito sagrado, sem a pia batismal.
E o Alferes pelo povo, foi a voz que suplicou, para o bispo, o templo novo e o sim aconteceu.
A capela se ergueu.
És guia, que ilumina noite e dia, e a tua liturgia, nos conforta e nos acalma.
És guia, que ilumina noite e dia, e a tua liturgia, é farol pra nossa alma.
Ungida ao som do mar, abençoando o povo, a Igreja amanheceu festejada ao pé do morro.
Dois séculos de história, dois séculos de luz, matriz altar da glória, edificada por Jesus.
És guia, que ilumina noite e dia, e a tua liturgia, nos conforta e nos acalma.
És guia, que ilumina noite e dia, e a tua liturgia é farol pra nossa alma.
Principais momentos:
Fotos: Pascom São Domingos / Everton Cardoso
A missa foi transmitida pela Pastoral da Comunicação da Paróquia São Domingos e pode ser conferida, aqui:
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.