O vereador de Torres João Alexandre Negrini de Oliveira, o Ninja, do Republicanos, teve o seu mandato cassado na tarde da última quinta-feira, 09. Em julgamento no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE – RS) todos os votos do partido foram anulados, devido a fraude nas cotas de gênero partidárias na eleição.
Conforme a legislação eleitoral, cada partido ou coligação deve preencher o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo, nas eleições para Câmara dos Deputados, Câmara Legislativa do Distrito Federal, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais. A regra passou a ser obrigatória a partir de 2009.
Segundo denúncia, que foi analisada pelo TRE – RS, houve fraude do Republicanos, que lançou como candidata uma mulher que não era filiada ao partido, não tinha domicilio eleitoral em Torres e não fez nenhum voto. Ainda segundo o TRE – RS, ela fez campanha para outro candidato, adversário na eleição e o domicilio eleitoral dela era a cidade de Jacinto Machado, no Sul catarinense
Em contato com Ninja, logo após o julgamento, o vereador disse que não iria se manifestar antes de conversar com o seu advogado.
Agora, o TRE-RS irá notificar o Cartório Eleitoral de Torres para que o mesmo refaça o cálculo dos votos. A tendência é que Luciano Raupp do PSDB assuma a cadeira.
Foto: Reprodução
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.