O vice-presidente do Instituto Brasileiro de Saúde, Ensino, Pesquisa e Extensão para o Desenvolvimento Humano (IBSAÚDE), no exercício da presidência, Vinicius de Medeiros, foi entrevistado na Rádio Maristela na manhã desta sexta-feira, 1º de dezembro, respondendo ao convite da emissora para apresentar a nova entidade gestora do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes (HNSN).
Vinicius falou sobre o período de cogestão com a atual gestora, Associação Educadora São Carlos (AESC), e que, a partir de 1º de janeiro, o IBSAÚDE assumirá integralmente a administração hospitalar. O gestor apresentou o Instituto como uma associação privada, sem fins lucrativos, instituição do terceiro setor, qualificada em oito estados brasileiros, atuante em 10 municípios do RS, incluindo a capital gaúcha.
Em um somatório geral de seus contratos no RS, o IBSAÚDE registra uma média superior a 55 mil atendimentos por mês, além de outros 50 mil atendimentos mensais somente na atenção primária da região oeste de Porto Alegre. Em relação a gestão de hospitais, o Instituto administra atualmente três, incluindo o HNSN de Torres.
Questionado sobre uma deficiência no atendimento do Hospital com os encaminhamentos via Pronto Atendimento 24h, nos quais muitas vezes o paciente é encaminhado de um lado para outro, o gestor se mostrou sensível e disposto a buscar parceria com a Prefeitura de Torres para construir processos que melhorem o atendimento.
O gestor afirma que o IBSAÚDE assume o HNSN com a responsabilidade do momento atual de início de temporada de verão, festas de fim de ano e carnaval, tranquilizando a comunidade sobre a manutenção do serviço hospitalar na região.
“Queremos tranquilizar a comunidade que estão em boas mãos, temos experiência, responsabilidade com o recurso público, estamos aptos, qualificados, temos serviços prestados e queremos hospital do município de Torres ainda melhor. Queremos ampliar também a saúde suplementar, incentivar planos, trazer novos convênios para ampliar essa oferta e introduzir novos serviços alocados dentro do Hospital”, afirma Vinicius.
Na entrevista, o vice-diretor apresenta a expertise do IBSAÚDE, atuante agora, com a chegada a Torres, em 11 cidades: Porto Alegre, Canoas, Esteio, São Francisco de Paula, Saldanha Marinho, Rio Pardo, São Lourenço do Sul, Pelotas, Rio Grande, São José do Norte e Torres.
Confira a íntegra da entrevista:
Dados gerais de atendimentos em setembro de 2023:
Hospital Saldanha Marinho: 450
São José do Norte: 3.511
UPA Pelotas: 7.200
UPA Rio Grande: 7.875
UPAs Canoas (Guajuviras: 8.252; Rio Branco: 6.390; Liberty: 4.380)
Total: 19.022
CAPS Canoas (Trav: 766; Aman: 115; N. Temp: 200; Recant: 231)
Total: 1.312
CAPS Porto Alegre (Restinga: 309; Leno: 231)
Total: 540
São Lourenço (ESF, Policlínica, CAPS, Samu): 13.013
SAMU Rio Pardo: 72
SAMU São Chico: 80
SUBTOTAL: 53.075 atendimentos
Porto Alegre APS: 59.707
TOTAL GERAL: 112.782 atendimentos
Mais de 100 mil atendimentos por mês.
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.