A Secretaria Municipal de Saúde de Torres emitiu um alerta crítico em virtude do iminente calor extremo que assolará o Rio Grande do Sul nos próximos dias. Com base nos avisos da Secretaria Estadual da Saúde, a população é orientada a adotar medidas preventivas, especialmente idosos, crianças e gestantes, mais suscetíveis aos impactos do aumento abrupto da temperatura.
Temperaturas previstas ultrapassam os 40°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, configurando um quadro de calor extremo, excedendo a temperatura média corporal humana. Esse cenário pode desencadear problemas de saúde, como fadiga, dificuldades respiratórias e alterações no corpo, inclusive risco de complicações cardiovasculares e derrames.
Como se prevenir?
Diante disso, recomenda-se buscar assistência médica caso sintomas como náuseas, taquicardia, tonturas ou queimaduras solares se manifestem. Grupos vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com condições de saúde específicas, estão sob maior risco. Condições de moradia e trabalho também podem aumentar a vulnerabilidade ao calor, exigindo atenção redobrada.
A população é orientada a adotar medidas preventivas, incluindo a ingestão frequente de líquidos, preferência por alimentos leves, uso de roupas adequadas e proteção solar. Evitar atividades físicas intensas durante as horas mais quentes do dia, permanecer em locais frescos e utilizar repelentes são medidas recomendadas para minimizar riscos.
O Instituto Nacional de Meteorologia alerta para a possibilidade de instabilidade climática, com tempestades isoladas e ventos intensos, além da continuidade do calor intenso até domingo, 17/12.
A partir de segunda-feira, 18/12, a chegada de uma frente fria trará um declínio nas temperaturas, encerrando a onda de calor e proporcionando condições mais amenas para esta época do ano.
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.