A Marinha do Brasil tomou a decisão de suspender, durante esta semana, as atividades relacionadas à construção da nova ponte pênsil sobre o Rio Mampituba, localizada entre Passo de Torres/SC e Torres/RS, na divisa dos dois estados. A determinação foi emitida pela Agência da Capitania dos Portos com sede em Tramandaí devido à ausência do projeto para análise e aprovação pela Autoridade Marítima, o que acarretava em riscos à navegação na região.
De acordo com a Agência, há regulamentações legais que exigem a submissão do projeto para avaliação, levando em consideração critérios como altura, estrutura e a qualificação do engenheiro responsável. Além disso, a Marinha está realizando estudos sobre as embarcações que transitam na área para evitar possíveis colisões.
Durante uma vistoria realizada na última quarta-feira, 20/12, as autoridades identificaram não apenas a ausência do projeto para análise, mas também a falta de medidas de segurança durante o processo de construção. Cabos soltos no rio foram observados, o que levou à determinação de recolhimento imediato por questões de segurança.
A obra com investimento total de R$ 701,8 mil, fruto de uma parceria entre o município e o governo de Santa Catarina, está sendo conduzida por uma empresa contratada pelo Município de Passo de Torres. A previsão de inauguração foi anunciada para o dia 20/12 e, posteriormente, para o dia 25/12, no feriado de Natal. Agora, questionado o poder municipal sobre o caso, não há previsão de data de retorno da obra.
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.