AO VIVO
AO VIVO
Home » Corsan finaliza mais uma obra para ampliar a coleta de esgoto e evitar extravasamentos em Capão da Canoa

Corsan finaliza mais uma obra para ampliar a coleta de esgoto e evitar extravasamentos em Capão da Canoa

por Anderson Weiler
A+A-
Reset

Com o início da temporada de verão e o aumento da população no Litoral Norte, previsto já para as festas de final de ano, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) colocou em funcionamento diversas melhorias no sistema de esgotamento sanitário. Uma delas é a ampliação da coleta de esgoto cloacal (captado das residências) para prevenir o antigo problema de extravasamentos.

Para adequar a cidade – e principalmente a área central – ao aumento populacional que ocorre durante o período de veraneio, as tubulações coletoras de esgoto foram duplicadas. Assim, terão maior capacidade de vazão no escoamento correto dos dejetos para dentro da rede.

Também foi implantada uma nova elevatória subterrânea de pequeno porte, para bombear o esgoto para mais perto da elevatória já existente na Avenida Beira-Mar, em frente à Avenida Rudá. A função das elevatórias é impulsionar o esgoto para as estações de tratamento. Essa nova estrutura foi construída de forma subterrânea para não causar impacto no tráfego, nem na imagem da Avenida Beira-Mar. A elevatória que já funcionava no local passou por reforma e teve a capacidade de bombeamento redimensionada, para ganhar maior flexibilidade de operação.

“Toda a obra utilizou as mais modernas técnicas de execução e de materiais disponíveis no mercado. Foi executada com o método não destrutivo, sem a abertura de valas para o assentamento de tubulações, o que minimiza transtornos para o trânsito”, diz o gerente de operações, Leonardo Alves.

Ele explica também que os poços de visitas (aberturas nas calçadas que dão acesso às canalizações) e a nova elevatória foram construídos com polietileno de alta densidade, em vez de materiais convencionais, como concreto armado e pré-moldado, que resultam em obra com maiores intervenções e mais tempo para finalização.

Todo o sistema de esgotamento sanitário, assim como o de abastecimento de água, é monitorado permanentemente pelo Centro de Controle Operacional. Os operadores analisam os parâmetros de funcionamento em tempo real e decidem sobre a melhor solução quando ocorrem problemas.

Fonte: Ascom Corsan Litoral

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.