AO VIVO
AO VIVO
AO VIVO
Home » Rádio Maristela: a mais ouvida completa 66 anos neste domingo

Rádio Maristela: a mais ouvida completa 66 anos neste domingo

por Anderson Weiler
A+A-
Reset

Emissora completa mais um aniversário próxima de seus ouvintes, com um lounge à beira mar

No último dia de 2023, 31 de dezembro, a Rádio Maristela completará mais um ano no ar. Trata-se do 66º aniversário da emissora mais ouvida e mais lembrada do Litoral Norte gaúcho e do Sul catarinense.  

Com abrangência, que ultrapassa 40 municípios na região, a Rádio Maristela leva uma programação diversificada, com foco na informação, contando com um time de locutores e colaboradores que levam alegria, alto astral e a noticia em primeira mão para quem está do outro lado do rádio.

Além de estar presente no rádio no dial 106.1 FM, também está na internet, pelo aplicativo, portal de notícias e disseminada nas redes sociais. A emissora também está presente á beira-mar, pelo sétimo ano consecutivo, com seu lounge.

Assim, a Rádio Maristela está sempre próxima de sua gente, mantendo a audiência com públicos de todas as idades de forma respeitável e ética, defendendo o bem, a verdade e a justiça, seguindo seus valores e princípios fundantes.

COMO TUDO COMEÇOU

Às 18 horas do dia 31 de dezembro de 1957, em caráter experimental, a Rádio Maristela entrou no ar com o programa Ave Maria que segue no ar, ininterruptamente, até os dias atuais. O funcionamento da Rádio Maristela de forma oficial ocorreu em 10 de fevereiro de 1958.

Com o objetivo de anunciar o Reino de Deus e, pela força desse anúncio, transformar vidas, ajudando na construção de uma sociedade justa e solidária, a Rádio Maristela foi fundada pelo então bispo da Diocese de Caxias do Sul, dom Benedito Zorzi, que viabilizou a instalação de uma segunda emissora de rádio em seu território diocesano. A primeira foi a Rádio Miriam, de Farroupilha/RS. A região de Torres, na época, pertencia à Diocese de Caxias do Sul, localização que não era de abrangência da Rádio Miriam.

O atual bispo da Diocese de Osório e Presidente da Rádio Maristela, dom Jaime Pedro Kohl, destaca a visão que o bispo da época teve ao solicitar uma rádio na região de Torres.

“Após ter conseguido uma concessão de rádio para a cidade de Farroupilha e sabendo que a rádio era um dos meios de comunicação por excelência, sabiamente o Bispo de Caxias do Sul, solicitou uma concessão para a região de Torres. No ano seguinte, precisamente em 11 de abril de 1957, foi autorizada pelo ministério das comunicações uma filial no extremo da diocese. Assim teve início a Rádio Maristela de Torres com potência de apenas 100 Watt e uma frequência de 1510 Kc. Começou a funcionar em 31 de dezembro de 1957”, salienta Kohl.

DIOCESE DE OSÓRIO

A história da Diocese de Osório está diretamente ligada a trajetória da Rádio Maristela. Em 10 de novembro de 1999, pela Bula Apostolicum Supremi, do papa João Paulo II, foi criada a Diocese de Osório, desmembrada da Arquidiocese de Porto Alegre e da Diocese de Caxias do Sul. Assim, a Rádio Maristela deixaria de pertencer à Mitra Diocesana de Caxias do Sul, para ser administrada pela Mitra Diocesana de Osório. E somente em abril de 2007, a Rádio Maristela recebe a outorga do Ministério das Comunicações, para ser desmembrada oficialmente da Rádio Miriam.

O bispo relembra o empenho para que a rádio se mantivesse no ar.

“Primeiro pela Diocese de Caxias do Sul e a partir de 2000 pela Diocese de Osório, exigiu muitos esforços dos seus administradores para mantê-la ativa e operante, prestando um serviço de qualidade na comunicação”, recorda Kohl.

TRAJETÓRIA INDIVIDUAL

No mesmo ano que se desmembrou da Rádio Miriam, é estabelecida importante parceria que permite à Rádio Maristela entrar no ar em cadeia com outra importante emissora do RS, a Rede Gaúcha Sat, que permite a reprodução de alguns programas, a transmissão de notícias além de esportes e jornadas esportivas.

Foram muitas as conquistas ao longo da sua história, mas as mais recentes e significativas foram a construção do novo prédio junto ao Centro de Pastoral e Salão Paroquial e a migração do AM para o FM em 2016, sendo umas das primeiras emissoras a migrar na região.

Para o presidente da Rádio Maristela, o bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, atualmente, a emissora é uma rádio sustentável financeiramente, evangelizando no sentido mais amplo, abordando temas relevantes para a vida das pessoas e contribuindo para a formação de opinião crítica.

O bispo destaca também a importância da emissora na entrega da informação para as pessoas.

“Por muitos anos foi o único meio de comunicação que fazia circular os fatos do dia a dia da região de Torres e arredores, mantendo o povo informado dos acontecimentos pelo mundo afora. Entrava em todas as casas dos habitantes da região com as informações essenciais das comunidades. Não tem como não reconhecer que a Maristela é um grande meio de desenvolvimento humano, social e econômico, mas especialmente de evangelização nos municípios do extremo norte do Litoral Gaúcho”, afirma o bispo.

Para o diretor da emissora, Leonir Alves, a Rádio Maristela tem papel fundamental no desenvolvimento da região.

“Uma história de muitas mãos, uma história que se mistura com a história de Torres e região. Se pensarmos o que tínhamos a 66 anos atrás e o que temos hoje, a importância que a rádio teve para o desenvolvimento, para a criação, a estruturação, o crescimento da cidade e a importância que a rádio tem hoje com as mídias socias, seja pelo som do rádio, pelas redes sociais. Agora também com a chegada do Jornal do Mar para também agregar comunicação com qualidade e credibilidade, uma das grandes bandeiras da emissora”, destaca Alves.

SIGNIFICADO DO NOME

Existem duas versões para o nome da Rádio ser “Maristela”. A primeira se refere a uma homenagem à Maria Estela, filha adotiva do ex-presidente do Brasil Juscelino Kubitschek, o qual autorizou a concessão de uma segunda Rádio para a Diocese de Caxias do Sul, pois já possuía a da Rádio Miriam.

A segunda versão, dá conta de explicar que por se tratar de emissora de inspiração Católica, que o nome seja em homenagem a Nossa Senhora, “Maria”. “Maristela” é um nome latino que significa estrela do mar, uma alusão a Nossa Senhora dos Navegantes.

A RÁDIO DE TODOS OS FESTIVAIS

A Rádio de todos os Festivais, se faz presente na cobertura do Festival Internacional de Balonismo em todas as suas edições, acompanhando diariamente as provas competitivas, a programação no parque, realizando abertura de shows, distribuindo brindes e promovendo sorteios.

COBERTURA DO VERÃO

Além de estar presente em todos os festivais, a Rádio Maristela está pelo sétimo ano consecutivo com o seu projeto de cobertura do verão.  Um estúdio móvel para a beira-mar da Praia Grande, com programação ao vivo, acompanhando de perto as atrações da estação mais badalada do ano. Com uma estrutura ímpar, o time de locutores informa e interage com a audiência e com os visitantes que procuram o lounge da Maristela.

Segundo o Gerente Comercial da Rádio Maristela, Jedson Teixeira, a edição deste ano traz inúmeras novidades para os ouvintes e visitantes.

“O diferencial deste ano está nas atividades que prometem agitar tardes e noites com happy hours, pocket shows e a chance de levar para casa brindes exclusivos. O Verão Maristela Garden se destaca, unindo música, informação, descontração e a beleza da praia de Torres. Tudo isso através dos nossos parceiros que acreditam no projeto, oferecendo mais uma atração durante o verão”, afirma Teixeira.

O diretor da emissora, Leonir Alves, destaca que o propósito é estar próximo das pessoas.

“Com o propósito de estar mais próximo do ouvinte e de acolher ainda melhor os visitantes estaremos mais uma vez com nosso lounge à beira-mar da Praia Grande. Notícias, entrevistas, variedades, música de qualidade e o melhor do verão passa pela Maristela”, destaca Alves.

ALÉM DO FM

Uma equipe qualificada faz da Maristela líder de audiência, referência em entretenimento, informação e credibilidade impulsionando os resultados das empresas parceiras.

A emissora também colore o azul do céu com o seu balão e prestigia eventos da região com a sua simpática mascote, a Mari.

Assim, a Rádio Maristela está sempre próxima de sua gente, mantendo a audiência com públicos de todas as idades de forma respeitável e ética, defendendo o bem, a verdade e a justiça, seguindo seus valores e princípios fundantes.

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.