A temporada 2023/2024 do projeto Balneabilidade completou um mês de divulgação semanal de boletins sobre a qualidade da água para banho no Rio Grande do Sul. Na edição divulgada na última sexta-feira, 12, pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), dos 91 pontos analisados, 79 estão próprios para banho e 12 apresentam condição imprópria. Destes, três são no Litoral Norte.
No município de Imbé são dois pontos que estão impróprios para banho. Um na Praia Santa Terezinha, na Rua Farroupilha e na Praia de Mariluz, na Av. Mariluz, na altura do nº 2456. O terceiro ponto, fica na cidade de Xangri-Lá, na Praia Rainha do Mar.
Em Osório, a Lagoa do Horácio, que havia sido apontada como imprópria no último boletim, voltou a ter condições próprias para banho.
Para o presidente da Fepam, Renato Chagas, o resultado pode estar ligado ao grande público nas praias do Litoral Norte.
“Muito provavelmente devido à grande afluência de público para as festas de fim de ano, com a saturação do sistema de esgotamento sanitário nesses pontos”, avalia o presidente.
A recomendação é que os banhistas evitem o mergulho nos pontos impróprios e arredores, especialmente junto às águas que chegam às praias por tubulação, arroios ou rios. “Crianças, idosos e pessoas com baixa imunidade são as mais vulneráveis a doenças após tomarem banho em águas contaminadas”, alerta a analista geóloga Cátia Luísa Vaghetti, coordenadora do projeto.
Foto: Reprodução
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.