Desde o sábado,13 de janeiro, pessoas com deficiência (PcD), mobilidade reduzida e idosos com dificuldade de locomoção terão oportunidade de banho assistido no litoral gaúcho. Em cerimônia realizada no município de Capão da Canoa, a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), lançou o projeto Rede Praia Acessível, disponibilizando 13 cadeiras anfíbias ao Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS) para serem utilizadas na Operação Verão Total 2023/2024. A iniciativa criou 13 guaritas acessíveis, e o serviço será prestado pelos guarda-vidas do CBMRS.
O objetivo de estabelecer um ponto de banho assistido identificado é proporcionar um local com estrutura ampla de acessibilidade, segurança no mar e qualidade de vida. As guaritas acessíveis têm um padrão de identidade visual, com o símbolo da pessoa com deficiência, a fim de facilitar a visualização e o reconhecimento do ponto de banho.
Aliado a tudo isso, o CBMRS capacitou os guarda-vidas para prestarem esse atendimento.
Além de ceder as cadeiras anfíbias, a Faders escolheu os melhores locais para o ponto de banho assistido e prestará a assistência necessária para as manutenções periódicas nos equipamentos.
Confira as guaritas que disponibilizam o serviço:
Arroio do Sal: guarita 38
Arroio Teixeira: guarita 56
Balneário Pinhal: guarita 199
Capão da Canoa: guarita 76
Cidreira: guarita 180
Imbé: guaritas 111, 127 e 129
Quintão: guarita 215
Torres: guarita 3
Tramandaí: guaritas 148 e 159
Xangri-Lá: guarita 92
A Faders disponibiliza o Disque Praia Acessível pelo telefone (51) 98594-5900, que também tem WhatsApp, para informar os locais com acessibilidade.
Fonte: CBMRS
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.