Em uma iniciativa preventiva, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) lança mais uma edição do “Projeto Golfinho”, um programa educacional destinado a fortalecer uma cultura focada na prevenção de acidentes aquáticos.
As inscrições para o Projeto que vai ocorrer no dia 28/01, domingo, junto ao Posto Bellatorres, a partir das 8h30min da manhã, encontram-se abertas e de forma on-line, por meio do link: https://forms.gle/txVXrBY2h5Xf5jtj6, para crianças entre 7 e 11 anos de idade. As inscrições são gratuitas.
O objetivo principal do Projeto é orientar, de maneira lúdica, o público infantil sobre a utilização segura das praias e demais ambientes aquáticos de lazer, além de incentivar o convívio harmônico entre as pessoas e o meio ambiente. A iniciativa visa contribuir para uma sociedade mais segura e promover o pleno exercício da cidadania.
Para o comandante de Praia em Passo de Torres/SC, sargento Hélio Capella Rocha, o foco central do Projeto Golfinho é a prevenção, considerando o alarmante número de acidentes relacionados a banhos de mar, piscinas e rios.
O Projeto
De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), conforme Boletim de 2019, o afogamento é a principal causa de óbito em crianças de 1 a 4 anos e a terceira maior em crianças de 5 a 14 anos.
Diante dessas estatísticas preocupantes, o CBMSC decidiu criar o Programa Educacional Golfinho. Realizado nas praias durante o verão, o projeto também tem sido implementado nas escolas da região nos meses que antecedem a temporada de calor. O intuito é alcançar um amplo público infantil, proporcionando informações essenciais sobre segurança aquática e promovendo comportamentos responsáveis.
O Programa Golfinho abrange atividades educativas, jogos interativos e simulações de situações de risco, tudo de maneira lúdica e adaptada ao entendimento das crianças. Além disso, instrutores capacitados e salva-vidas experientes conduzem as atividades, fornecendo orientações práticas sobre primeiros socorros e medidas de segurança.
Ao unir esforços na educação e prevenção, o Projeto Golfinho busca não apenas reduzir, mas também eliminar as tristes estatísticas de afogamento infantil.
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.