No mês de janeiro, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) deu início a uma importante iniciativa no bairro Igra Sul, em Torres, promovendo visitas para incentivar os moradores a conectarem seus imóveis à recém-ampliada rede coletora de esgoto cloacal. As intervenções fazem parte de um amplo projeto que contempla além do Igra Sul, os bairros Jardim Eldorado, Curtume, São Francisco e Porto Alegre, com previsão de interligações em etapas subsequentes.
De acordo com a Companhia, o investimento expressivo da Corsan nesta empreitada é de R$ 11 milhões, visando aprimorar significativamente a infraestrutura de esgotamento sanitário no município. As obras de ampliação, que agora abrangem a Bacia 8, compreendem um total de 15.729 metros de rede coletora, oferecendo 1.921 novas ligações prediais.
Além disso, foram instaladas duas elevatórias de esgoto bruto, responsáveis pelo transporte do material até a estação de tratamento, e 1.515 metros de recalque para bombeamento em ruas em níveis mais baixos.
A primeira fase das interligações está focada no bairro Igra Sul, onde a equipe da Corsan está empenhada em realizar visitas a aproximadamente 660 endereços. O objetivo é esclarecer os moradores sobre as vantagens de se conectar à rede de esgoto, bem como orientar sobre os procedimentos para solicitação e execução das ligações.
As melhorias na infraestrutura de saneamento trazem benefícios não apenas para o meio ambiente, reduzindo a contaminação e impactos negativos, mas também para a qualidade de vida da população, proporcionando um ambiente mais saudável e seguro.
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.