Após a Praia da Cal, em Torres, ser classificada novamente como imprópria para banho pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), a Unidade Móvel da Rádio Maristela retornou ao local na manhã desta segunda-feira, 29, para acompanhar a movimentação deste início de semana. Como de costume, o local estava bastante movimentado e muitas pessoas não estavam muito preocupadas com a classificação de praia imprópria para banho. Durante a reportagem, o repórter Rafael Raupp leu uma nota da Companhia Riograndense de Saneamento, encaminhada pela assessoria de imprensa da companhia, que fala em problema eletromecânico. A Prefeitura de Torres não quis se manifestar.
Conforme a nota, “a Corsan informa que na última semana, o sistema de uma das estações de bombeamento de esgoto (EBE), localizada junto à rua Bom Fim, apresentou problema eletromecânico ocasionado após a forte chuva de quarta-feira, 24, na região. Caminhões de hidrojateamento foram utilizados na sucção de alguns pontos da rede e limpeza das vias. O sistema de bombeamento foi reparado e a EBE está operando normalmente”.
A nota também explica que a água da chuva entra de forma irregular na rede coletora.
“A água da chuva que entra de forma irregular na rede coletora de esgoto cloacal ocasiona obstruções e sobrecarrega o sistema. Por isso, a Companhia está intensificando as vistorias para a identificação de ligações irregulares. Desde o início deste mês, a Corsan está realizando a conexão de cerca de duas mil novas ligações à rede coletora de esgoto. Moradores do bairro Igra Sul já estão sendo informados para conectarem seus imóveis”, afirma a nota.
A Companhia, afirma que a partir do mês de fevereiro, fará “uma ampla campanha educativa junto à população sobre o uso correto do sistema de esgoto” e ressaltou “que está permanentemente à disposição da comunidade em seus canais de relacionamento com o cliente e recomenda que a população utilize esses meios de contato para fazer solicitações, pedir informações ou fazer comunicados. Isso agiliza a tomada de providências e a mobilização das equipes de serviço”.
A nova rodada de coleta de água para analise acontece durante esta semana, com o relatório final sendo divulgado no final da próxima sexta-feira, 2 de fevereiro.
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.