AO VIVO
AO VIVO
Home » Nossa Senhora de Lourdes será celebrada no dia 11 de fevereiro no Santuário Diocesano da Gruta em Dom Pedro de Alcântara

Nossa Senhora de Lourdes será celebrada no dia 11 de fevereiro no Santuário Diocesano da Gruta em Dom Pedro de Alcântara

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

Fiéis e comunidades de fé de Dom Pedro de Alcântara e região celebram o Dia de Nossa Senhora de Lourdes, padroeira dos enfermos, no próximo dia 11 de fevereiro. Programações religiosa e social marcam a data no Santuário Diocesano dedicado a Mãe de Jesus. Os devotos de Nossa Senhora de Lourdes poderão acompanhar a festividade que conta com Missa, reza do Terço, música e homenagens à Santíssima Mãe.

O pároco da Paróquia Nossa Senhora do Amparo e administrador do Santuário Diocesano, Pe. Edivan Machado, conta que em um levantamento da história da devoção e do Santuário, existe registros revelando que aos 11 dias de fevereiro, dia de Nossa Senhora de Lourdes, do ano de 1950, uma grande festa com a presença do bispo diocesano de Caxias do Sul, dom José Bárea, foi inaugurado o Santuário da Gruta Nossa Senhora de Lourdes na então Colônia São Pedro de Alcântara, na época pertencente a Diocese de Caxias do Sul.

A imagem da santa foi colocada em homenagem à existente na cidade de Lourdes, na França. Desde então, anualmente, no domingo mais próximo do dia 11 de fevereiro, há uma festa em Louvor à Nossa Senhora de Lourdes no Santuário Diocesano.

Programação religiosa e social

19h, recepção no salão da Gruta

19h15min, reza do Santo Terço

20h, Missa Solene, com a presidência do Pe. Edivan Machado e animação do Ministério Família na Fé

21h30min, jantar com galinha inteira assada no forno de barro com rosca, no valor de R$ 60. Também serão vendidas maionese, salada diversas e bebidas. 22h30min, reunião dançante com Marciano DJ e sonorização.

Ingressos para o almoço podem ser adquiridos junto a comissão organizadora, mais informações contate: (51) 98011-5285.

Nossa Senhora de Lourdes

A primeira aparição de Nossa Senhora de Lourdes ocorreu na então aldeia de Lourdes, região francesa dos Altos Pirineus, em 1858, à jovem Bernadette Soubirous, uma pequena camponesa, de 14 anos.

Em 11 de fevereiro de 1858, a jovem Bernadette Soubirous recolhia lenha às margens do rio Gave, quando viu em um rochedo, a Virgem Maria. Essa primeira aparição foi seguida de outras 17. Em uma das aparições, a Virgem pediu que ali fosse construída uma igreja; em outra ocasião, fez brotar, na rocha, por meio das mãos de Bernadette, fonte de água cristalina e considerada milagrosa, que ali corre desde então.

As curas obtidas por meio do uso da água levaram, em 1862, o bispo de Tarbes a autorizar o culto a Nossa Senhora de Lourdes. O Santuário de Lourdes é um dos mais importantes centros de peregrinação dos cristãos católicos.

Acompanhe a Festa de Nossa Senhora de Lourdes no Santuário Diocesano pelo Facebook e Instagram – @santuariodagruta

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.