A Colônia dos Pescadores e Aquicultores Z7 anuncia a abertura de inscrições para o curso de formação de aquaviários que ocorre periodicamente em Torres. A capacitação é fruto de uma parceria entre a gestão da Colônia dos Pescadores e Aquicultores Z7 e a Marinha do Brasil. O Aquaviário é todo aquele com habilitação certificada pela autoridade marítima para operar embarcações em caráter profissional.
O objetivo é promover a formação das categorias Pescador Profissional (Pop), e Pescador Profissional Especializado (Pep), que constam do catálogo de habilitações da Marinha no 3º Grupo (pescadores). Os cursos são alguns dos requisitos para que os pescadores consigam obter a Caderneta de Inscrição e Registro (CIR), documento necessário para a prática da profissão. Mas atenção porque o prazo de inscrições acaba no dia 29 de março.
Além dos pescadores, outros grupos de aquaviários são, por exemplo, práticos, marítimos, fluviários e mergulhadores. Também faz parte do curso noções de segurança para embarcações de passageiros.
De acordo com o presidente da Colônia Z7, Osvaldo Alves de Siqueira, o curso passou a ser uma exigência da Marinha do Brasil a todos os pescadores.
“Todo pescador deve ter o curso de Aquaviário por exigência do Ministério da Pesca por meio da Marinha do Brasil, visando preservar a vida do pescador. Com o curso o pescador será avaliado se sabe agir em situação de emergência, por exemplo, explica Osvaldo.
Os pescadores interessados na inscrição do curso devem procurar a sede da Colônia na Rua Castro Ramos, nº 74, bairro Igra Norte ou contatar para mais informações no (51) 98469-4385.
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.