AO VIVO
AO VIVO
Home » Engenheiro alerta pra risco na ponte de concreto que liga Torres à Passo de Torres/SC

Engenheiro alerta pra risco na ponte de concreto que liga Torres à Passo de Torres/SC

por Anderson Weiler
A+A-
Reset

O engenheiro civil Olidio Volpato, encaminhou ao Ministério Público de Santa Catarina e a gestores e autoridades gaúchas, notícias indicando que uma inspeção visual das condições de segurança da ponte sobre o rio Mampituba, que liga os municípios de Passo de Torres (SC) e Torres, no Rio Grande do Sul.

Conforme Volpato, “as precárias condições de segurança do conjunto estrutural, haja visto que as vigas que dão sustentação ao tombamento lateral das longarinas estão totalmente comprometidas pela falta de elementos componentes dos perfis, elementos estes corroídos pelas condições climáticas da região, o que ocasionou redução de secção dos referidos perfis, consumidos pela ferrugem provocado pela maresia. Não existe perfis de estabilidade lateral. Preocupação maior é quanto ao uso de caminhões sobre a ponte o que resulta em sobrecarga comprometedora”.

Volpato tem formação em Engenharia Civil, Pós-Graduando em Engenharia Estrutural de Aço, com atuação na área de cálculos e projetos de estruturas metálicas. Consultor para obras especiais e internacionais para empresas construtoras de Estruturas Metálicas, do Brasil e Argentina. Autor do Livro “Curso Básico de Concepção Estrutural para Estruturas Metálicas”, Desenvolvedor de rotinas visando produtividade em projetos, qualificação e treinamento de equipes de engenharia.

O engenheiro sugere como medida urgente, a suspensão imediata do uso da ponte por veículos acima de 3.5 toneladas “até que um laudo positivo seja dado por profissional qualificado, ou no caso de verificação de insegurança, e até que os reforços estruturais sejam totalmente executados e realizados testes de cargas.” Ele teme por uma nova tragédia próxima ao local onde já ocorreu uma morte, quando da queda da ponte pênsil próxima a esta, em 20 de fevereiro de 2023.

Em maio de 2023, depois do caso do rompimento dos cabos que sustentavam a ponte pênsil que ligava os estados de SC e RS, entre Passo de Torres e Torres, que vitimou um jovem e deixou feridas outras 16 pessoas, o Ministério Público em Torres, por meio do promotor de justiça da cidade, Márcio Roberto de Carvalho, solicitou que a ponte de concreto, segunda via de ligação entre os municípios também fosse inspecionada. Não há mais notícias sobre esta perícia.

Com informações O Sul

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.

Copyright @2024 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing