A Diocese de Osório está representada na 46ª Romaria da Terra do Rio Grande do Sul, que ocorre hoje (13), no município de Ipê, pertencente à Diocese de Vacaria.
A Romaria é um espaço de caminhada, oração e articulação dos movimentos populares para defender a Mãe Terra e sua gente. Hoje cedo, cerca de 100 romeiros/as da Diocese, em dois ônibus fretados e alguns carros particulares, se deslocaram para Ipê para participar desse evento tradicional da Igreja Católica do Rio Grande do Sul.
O tema desta edição é “Escutar a mãe terra e, com Maria, cuidar da vida”, escolhido considerando as diversas devoções espalhadas por toda a Diocese local. O lema da Romaria foi inspirado no livro Deuteronômio, “Escolha, pois, a vida, para que você e seus descendentes possam viver” (Dt 30,19).
A 46ª Romaria da Terra, sempre realizada na terça-feira de Carnaval, convida à escuta da Terra como um sinal de cuidado com a vida, também em vista das próximas gerações. Além disso, pretende chamar a atenção da sociedade para as mudanças climáticas e suas decorrências, como ciclones e enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul no último ano.
Acompanhando os romeiros/as está o bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, o coordenador diocesano de Pastoral, Pe. Luciano Motti, e os assessores eclesiásticos das Pastorais Sociais da Diocese, Frei Wilson Dallagnol, Pe. Adalberto Lumertz Borges e o leigo Gervásio Toffoli.
46º Romaria da Terra do RS
A escolha do município de Ipê para sediar a edição deste ano da Romaria da Terra do RS não foi por acaso. O município é a capital nacional da agroecologia.
Dez mil romeiros são esperados para o evento desta terça-feira (13) no pequeno município de cinco mil habitantes.
Na programação, a chegada das caravanas de todas as regiões do RS está prevista para às 8h, na comunidade de Nossa Senhora de Lourdes. De lá, os romeiros/as fazem uma caminhada de dois quilômetros até o local da Romaria, onde às 10h30min será realizada a Missa Campal.
Durante o almoço, haverá shows com cantores populares e, pela tarde, as oficinas, com encerramento previsto para às 16h, com o anúncio da cidade e diocese que sediarão a próxima edição do evento.
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.